Bach elogia Tóquio como sede olímpica: ‘Mais bem preparada de todos os tempos’

2
Em sua primeira aparição pública desde a chegada ao Japão na última semana, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, descreveu nesta terça-feira Tóquio como a cidade-sede “mais bem preparada de todos os tempos” da história dos Jogos Olímpicos. O evento esportivo na capital japonesa terá a cerimônia de abertura daqui exatos 10 dias.

Várias medidas drásticas foram implementadas para essa Olimpíada, que acontecerá em Tóquio entre o próximo dia 23 e 8 de agosto a portas fechadas para limitar os riscos de disseminação da covid-19. Bach, que passou três dias em quarentena, declarou à presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, que os organizadores estavam fazendo “um trabalho fantástico”.

“Vocês conseguiram fazer de Tóquio a cidade mais bem preparada de todos os tempos para os Jogos Olímpicos”, disse ele, acrescentando: “É ainda mais notável nas circunstâncias difíceis que todos temos que enfrentar”.

Bach e Hashimoto se encontraram quando os primeiros atletas começavam a chegar à Vila Olímpica, que abriu as suas portas nesta terça-feira sem cerimônia ou impacto midiático. Os organizadores se recusaram a especificar quais equipes entraram no local e o número de atletas já hospedados nos 21 edifícios do complexo.

De acordo com as regras estabelecidas, os atletas só podem entrar na Vila Olímpica cinco dias antes de suas provas, devendo deixá-la em até 48 horas após o término de suas competições. É hora de “mostrar o melhor de vocês, o que vocês prepararam por tanto tempo”, disse Bach aos atletas.

A 10 dias da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio está novamente em estado de emergência sanitária, com medo de um aumento no número de casos de covid-19. Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados.

Várias pesquisas nos últimos meses indicaram que a maioria da população japonesa preferia que os Jogos Olímpicos fossem adiados novamente ou simplesmente cancelados.

POLÊMICA – Um grupo de cidadãos pediu ao governo de Hiroshima que cancele a visita de Bach, programada para esta sexta-feira, início da Trégua Olímpica. O grupo formalizou o pedido com um abaixo-assinado com mais de 15 mil assinaturas entregue a um oficial da prefeitura.

O grupo argumenta que o presidente do COI estaria se aproveitando politicamente da cidade a fim de promover a paz mundial, enquanto parte da opinião pública se mostra receosa a realização dos Jogos Olímpicos. Em sua petição, o grupo denomina a visita como “desonra aos hibakusha”, se referindo aos sobreviventes da bomba atômica.

O oficial responsável por receber a petição, disse que seria significativo se Bach puder compartilhar com o mundo o que ele viverá em Hiroshima. Simultaneamente, o vice-presidente do COI, o australiano John Coates, estará na cidade de Nagasaki, segundo local atingido pelos ataques nucleares dos Estados Unidos.