Chapecoense e Bahia buscam a reabilitação no Brasileirão

16
Ainda em busca da primeira vitória no Campeonato Brasileiro, a Chapecoense enfrenta o Bahia neste domingo, às 11h, na Arena Condá, pela nona rodada. Apesar de estar próximo dos líderes, o time nordestino vem de duas derrotas consecutivas e busca a reabilitação.

A derrota, por 3 a 2, frente ao Fortaleza deixou a Chapecoense na penúltima posição, com quatro pontos, dois atrás do América Mineiro, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O time catarinense ainda não venceu neste seu retorno à elite do futebol nacional.

O Bahia, por sua vez, levou 4 a 3 do América Mineiro, na última quarta-feira, em Salvador, e antes tinha perdido para o Palmeiras por 3 a 2. No entanto, ainda ficou na sétima colocação, com 11 pontos, muito próximo da zona de Libertadores.

O técnico Dado Cavalcanti deu indícios de que irá dar continuidade ao time que perdeu no meio da semana. No entanto, não está descartada a possibilidade de poupar alguns jogadores. A dúvida gira em torno de Óscar Ruíz e Thonny Anderson, porque um deles pode aparecer entre os titulares na vaga do suspenso Rossi.

Dado terá que pensar em como corrigir a ineficiência defensiva. O time marca muitos gols, mas sofre muitos atrás, não à toa é a segunda pior defesa do campeonato, com 13 gols tomados. Existe a possibilidade até de uma tentativa de formação com três defensores.

“Minhas metas pessoais não são importantes para mim, no sentido de me colocar à frente do clube. Coloco sempre as metas do clube. O Bahia tem a possibilidade de chegar no título de um campeonato específico, que é a Copa do Brasil. Temos jogos extremamente difíceis, mas podemos alcançar. Vamos lutar, temos que nos colocar à disposição, com o Bahia, o que vier pela frente”, disse Gilberto, artilheiro da competição com seis gols.

O técnico Jair Ventura, apesar da derrota, deverá manter a base da Chapecoense que perdeu para o Fortaleza. A dúvida é se continua com três zagueiros ou volta para o tradicional 4-4-2. Com isso, a briga por posição ficou entre Ignácio e Anderson Leite. O meia ainda poderá aparecer entre os titulares na vaga de Lima ou Ravanelli.

Jair Ventura não poderá contar com Bruno Silva, que levou sete jogos de suspensão por uma briga generalizada em partida contra o Internacional. A própria Chapecoense puniu o atleta por causa do ocorrido.

“Vamos ter dois jogos em casa. A gente praticamente só viaja, é difícil recuperar, e a gente vai ter dois grandes adversários, mas vamos ter que mostrar nossa força em casa para sair dessa situação”, indicou o treinador. Na 10ª rodada, a Chape vai receber o Corinthians.