Copa Truck faz 3ª etapa em Interlagos, pista com a maior redução de velocidade do calendário

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No feriado do Dia do Trabalho, as pastilhas de freio não terão descanso. Reduções bruscas de até 130 km/h em poucos metros proporcionam, como de costume, várias oportunidades de ultrapassagem e disputas acirradas no tradicional autódromo paulistano

 Vídeo exclusivo com explicação do principal ponto de frenagem, narrado pelo piloto Paulo Salustiano
:: Baixar via WeTransfer ou;
:: Ver no YouTube (disponível para anexação em sites);

– Corridas da terceira etapa terão transmissão ao vivo por Band e SporTV a partir das 13h30


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Após um agitado início de temporada, no mês de março, com duas etapas realizadas em Santa Cruz do Sul (RS), com vitórias de Wellington Cirino (Mercedes), Paulo Salustiano (Volkswagen) e Roberval Andrade (Mercedes), a Copa Truck realiza o segundo encontro da temporada 2022, válido pela terceira etapa do calendário. Desta vez, o desafio é na pista que mais exige dos freios: os 4.309 metros do tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).

É pelo traçado da capital paulistana que os caminhões atingem as maiores velocidades do ano e, consequentemente, fazem as maiores reduções com as freadas mais fortes e exigentes do calendário.

Freios extremamente exigidos – São dois os pontos de mais intensa frenagem no circuito de Interlagos: a aproximação para o S do Senna, a primeira curva do traçado, que é feita a 190 km/h (isso depois da retomada após os pilotos passarem obrigatoriamente a 160 km/h no radar imposto pelo regulamento) e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas. Pontos que geralmente proporcionam boas oportunidades de ultrapassagem.

Mas o circuito também representa outros desafios, como no trecho chamado de “miolo”, e que compreende as curvas do Laranjinha, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção. “São curvas de baixa velocidade e muito próximas entre si, o que representa um desafio importante para a refrigeração dos componentes dos freios”, aponta Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, empresa que desde 2021 é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, abastecendo todas as equipes da categoria.

Depois das quatro corridas disputadas no Rio Grande do Sul, o campeonato chega empatado a São Paulo. Wellington Cirino e Beto Monteiro dividem a ponta da tabela com 67 pontos; Paulo Salustiano é o terceiro colocado, apenas dois pontos atrás da dupla, com Felipe Giaffone em quarto somando 53 e Débora Rodrigues em quinto com 49. Regis Boessio (46), Luiz Lopes (41), Roberval Andrade (38), Djalma Fogaça (30) e Adalberto Jardim (28) fecham os dez primeiros da classificação geral.

A programação prevê três treinos livres – dois na sexta-feira e um no sábado, dia em que também é realizada a classificação para definição do grid de largada, às 14h30. No domingo, 1º de maio, as largadas das duas provas acontecem às 13h35 e 14h10, com inversão dinâmica dos primeiros colocados do grid. As provas serão mostradas pela Band, pelo SporTV e também pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“O S do Senna é a freada mais forte e principal ponto de ultrapassagem na Copa Truck. Chegamos neste ponto a cerca de 230 km/h, e temos a primeira freada forte, no radar, onde temos de reduzir para 160 km/h; retomamos a velocidade e nos aproximamos da curva a cerca de 200 km/h. Isso exige uma freada brusca e técnica, que reduz a velocidade para 60 km/h. Então é necessário ter um caminhão muito equilibrado e as pastilhas de freio Fras-le em dia”.
(Paulo Salustiano, R9 Competições, Volkswagen#55)

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE
“Interlagos exige bastante do sistema de freios. É uma pista onde as velocidades são bem altas e o traçado é um dos mais severos da temporada. Sem sombra de dúvidas, a freada fortíssima da primeira curva vai exigir bastante atenção dos pilotos e o controle da temperatura usando tanto a refrigeração a água como a ventilação a ar serão essenciais para preservar mais o sistema como um todo. Em alguns trechos, a sequência de curvas traz pouca ventilação para os freios, então é um desafio enorme tanto para os pilotos como para nós da Fras-le garantir a máxima performance e durabilidade nessas condições extremas”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

3ª Etapa – Copa Truck 2022
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 18ºC e Máxima de 29ºC no domingo (1), com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:
Sexta-feira, 29 de abril
11h00 – Treino Livre 1
14h00 – Treinio Livre 2
Sábado, 30 de abril
09h50 – Treino Livre 3
14h30 – Classificação
*Transmissão ao vivo da sessão classificatória pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube
Domingo, 1º de maio
08h20 – Warm-up
13h35 – Corrida 1
14h10 – Corrida 2
**Transmissão ao vivo das duas corridas nos canais Band e SporTV2, bem como no YouTube oficial da categoria.


Classificação do campeonato, após a primeira etapa (Top-10):
1. Wellington Cirino, 67 pontos
2. Beto Monteiro, 67
3. Paulo Salustiano, 65
4. Felipe Giaffone, 53
5. Débora Rodrigues, 49
6. Regis Boessio, 46
7. Luiz Lopes, 41
8. Roberval Andrade, 38
9. Djalma Fogaça, 30
10. Adalberto Jardim, 28


Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

 A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

DA Assessoria

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