Equipe Honda Racing disputa quinta rodada do Brasileiro de Enduro em Novo Horizonte (SC)

0 2

Pilotos Vinicius Calafati (classe E1), Rômulo Bottrel (E2), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF) representam o time vermelho

O próximo desafio da equipe Honda Racing será nesta semana (15 a 17/7), com a quinta rodada da temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Novo Horizonte (SC). Esta é a segunda vez que a pequena cidade do oeste catarinense recebe a competição, que tem os pilotos Vinicius Calafati (classe E1), Rômulo Bottrel (E2), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF) como representantes do time vermelho.

A programação começa nesta sexta-feira (15/7) com um Super Prime, apresentação promocional ao público, a partir das 19h. No sábado e domingo (16 e17/7), os competidores encaram três voltas em cada dia de aproximadamente 35 quilômetros, que contam com três especiais (trechos cronometrados), sendo dois Enduro Teste e um Cross Teste, além dos deslocamentos.
 
Líder da Elite (geral), com 167 pontos, e da categoria E1, com 194, Vinicius Calafati comenta que a prova de Novo Horizonte será um desafio novo para ele. “Não disputei a etapa no ano passado devido a uma lesão. Desta vez, estou bem preparado e bastante evoluído tanto nos treinos quanto nas últimas provas. A região é diferente de onde a gente treina em Belo Horizonte (MG), que tem muita pedra e é mais seco. Lá vamos encontrar terreno macio, com raízes e bastante fundo. Sem falar no frio e possibilidade de chuva, que são adversidades do enduro”, explica o piloto paulista, dono de seis títulos brasileiros de enduro, que utiliza a moto CRF 250RX.

Para Rômulo Bottrel, segundo colocado da E2, com 179 pontos, e terceiro da Elite, com 134, a etapa de Novo Horizonte (SC) pode ser considerada “de casa”. Apesar de mineiro, ele mora atualmente em Guarapuava (PR), que fica a cerca de 200 quilômetros do local da competição. “Será uma prova feita em área de reflorestamento, que tem alguns trechos lisos e com pedras em pinos. Treinei muito e especificamente para esse tipo de terreno. Me sinto bem à vontade na cidade, porque já ministrei vários cursos lá. Tenho bastante amigos lá torcendo por mim e estou bem animado”, diz Bottrel. Ele acelera a CRF 450RX.

Outro piloto da equipe Honda Racing que também está pronto para o desafio é o mineiro Alexandre Valadares “Brankim”. Na ponta da classificação da classe E4, exclusiva para motos nacionais, com a CRF 250F, e com 187 pontos, ele ressalta alguns detalhes para esta prova. “A organização costuma fazer especiais grandes, o que eu acho que me favorece. Porém, a previsão é de frio demais e eu sofro com isso. Toda etapa tem suas particularidades e a gente tem que estar preparado para tudo”, comenta Brankim, que busca o bicampeonato na categoria.

Para a goiana Bárbara Neves, representante do time na EF, classe para mulheres, as diferenças no terreno e clima serão os grandes adversários da prova. “As trilhas escorregam bastante. Ano passado teve uma especial no rio e com pedras. Estou bastante animada e tenho certeza de que minha CRF 250F vai superar todos esses desafios comigo”, completa a bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro. Ela está na vice-liderança da tabela com 150 pontos, sem considerar o descarte, aplicado após a última etapa.
 
A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
 
Campeonato Brasileiro de Enduro 2022
 
5ª prova – Novo Horizonte (SC)

Data: 15 a 17/7
Base do evento: Centro Comunitário (acesso gratuito ao público)


Programação* 
 
15/7 (Sexta-feira)
A partir das 7h – Reconhecimento das especiais
Das 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova
19h – Treinos e disputas do Super Prime 
 
16/7 (Sábado)

Das 8h às 10h – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 
9h30 – Briefing 
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Previsão de chegada dos primeiros pilotos
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia
 
17/7 (Domingo)

8h – Largada dos dois primeiros pilotos 
14h – Previsão de chegada dos primeiros pilotos
16h30 – Divulgação dos resultados oficiais e cerimônia de premiação
 
* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022
1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)

Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil  

Deixe um comentário