Esporte e meio ambiente podem ‘correr’ juntos e proporcionar mais qualidade de vida

23

Um par de tênis e uma roupa confortável, corrida de aventura ou na cidade. São diversos os meios que podem colocar o atleta diretamente em contato com a natureza e o meio ambiente durante a sua prática. Pequenos gestos, como retirar o lixo ou soltar alevinos em rios estão unindo atletas e admiradores da corrida em Toledo. Exemplos são os integrantes da Associação Correr Toledo. Eles são os responsáveis pela organização da Corrida Eco Trilha do Porco e neste ano a novidade é a oficialização da Corrida Kids e de forma gratuita para nossas crianças e adolescentes, o que foi possível graças à parceria realizada com a Itaipu Binacional.

Nos dias que antecedem a Corrida Eco Trilha do Porco e Kids, os atletas da Associação promovem ações voltadas ao Meio Ambiente, limpeza da trilha e das margens do rio no interior do Caça e Pesca, plantio de mudas de árvores nativas naquele local e no dia do evento, os próprios atletas terão oportunidade de participar da soltura de 10.000 alevinos integrantes daquela bacia, devidamente autorizado pelo IAT (Instituto Água e Terra) e orientados por técnicos.

De acordo com a presidente da Associação Correr Toledo Rejane Michels, a prática esportiva requer e exige disciplina, o que influencia no cuidado mais apurado do atleta com seu próprio corpo e com o ambiente que vive. “Se eu não cuidar do meu corpo para ter uma boa performance esportiva, eu sofro a consequência. Funciona assim também com o meio ambiente, é uma relação direta”.

Os resultados das ações ambientais promovidas hoje serão observados pelas futuras gerações. Semelhante é o incentivo a prática esportiva. Rejane comenta que as crianças não fazem mais atividades como no passado. “A pandemia do novo coronavírus trouxe reflexos para a economia, a saúde e os demais setores. Neste período, as crianças também foram atingidas. O ensino passou a ser remoto e muitas deixaram de praticar o exercício físico”, destaca Rejane.

MEIO AMBIENTE – Se movimentar e fazer uma atividade é de extrema importância para a saúde e a qualidade de vida para o dia a dia como também para o futuro, quando a geração envelhecer. “Manter o equilíbrio da nossa saúde é essencial para o organismo, assim como manter a sensatez quando estamos em contato com o meio ambiente”, revela a presidente da Associação.

Durante a corrida, os atletas observam o ambiente; situações que estão de acordo ou não. “Infelizmente, o homem interfere no planeta e a principal consequência é sentida no meio ambiente. Por isso, nós decidimos em incentivar a corrida e o cuidado com a natureza. Sempre que possível plante uma árvore, dê um destino correto aos resíduos, enfim”, salienta Rejane.

A Corrida Eco Trilha do Porco e Kids permite o cuidado com a saúde e com a natureza. “Correr faz um grande bem para a mente e o corpo. Mas, já pensou em correr em um ambiente com um ar poluído? Sem sombras? A natureza é fundamental. Ela é elo para uma prática esportiva completa”, destaca a presidente da Associação Correr Toledo ao complementar que todos os membros possuem o intuito de auxiliar o próximo em todas as frentes.

“Nós somos uma Associação sem fins lucrativos e promovemos várias ações e desafios para auxiliar as pessoas. A nossa meta é colaborar e sermos exemplos para que outras pessoas possam desenvolver atividades semelhantes em suas comunidades”, menciona Rejane.

Conforme a presidente da entidade, o sonho da Associação é ter uma sociedade que colabore com o próximo e com a natureza. “Assim, todos seremos pessoas melhores. O nosso grupo é formado por pessoas alegres, com suas histórias e os seus desafios. Nós nos motivamos em todos os momentos. Renovamos nossas energias e queremos transmitir isso para as pessoas”.

A Corrida Eco Trilha do Porco e Kids acontece no dia 15 de agosto. Os regulamentos das provas estão disponíveis no site https://corrertoledo.com.br/ecotrilha/. As inscrições que podiam ser realizadas até o dia 8 de agosto estão totalmente esgotadas, uma vez que foi necessário reduzir o número de participantes em função da pandemia do Covid-19, porém caso tenha alguém interessado, estamos fazendo uma fila de espera caso ocorra alguma desistência. Os atletas e familiares também poderão fazer aquisição antecipada de almoço que será servido pelo Clube Caça e Pesca nesta data, sendo o prato principal o “porco no tacho” com acompanhamentos. Para mais informações, manter contato com Sandra pelo telefone (45) 99805-2667.

Da Redação

TOLEDO