Estreia do Toledo Esporte Clube no Campeonato Paranaense está suspensa

A bola ia rolar no Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, pelo Campeonato Paranaense da primeira divisão. Em Nota Oficial publicada nas redes sociais, o Toledo Esporte Clube informa que o jogo contra o Rio Branco Sport Club está suspenso. A medida adotada, na noite de sábado (27), é em virtude do prefeito Beto Lunitti acatar a Recomendação Administrativa da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca local.
Ainda em nota, “a diretoria do TEC lamenta o ocorrido, mas compreende a seriedade da atual situação”. Antes da publicação da Nota Oficial do TEC, durante uma live, o prefeito Beto Lunitti fez o anúncio que acataria a Recomendação do Ministério Público. O gestor oficializou o presidente do Clube Carlos Alberto Dulaba sobre essa decisão.

CONSIDERAÇÕES – A 2ª Promotoria de Justiça pontua que eventos e práticas desportivas não são consideradas atividades ou serviço essenciais, conforme o Decreto Estadual n.º 6.983/21, o qual determina a suspensão das atividades não essenciais até às 5 horas do dia 8 de março.
Além disso, o secretário de Estado da Saúde Beto Preto – no ofício n.º 553/20/GS/SESA – afirma estar ‘de acordo com o protocolo de biossegurança’ apresentado pela Federação Paranaense de Futebol, para o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional, não constitui qualquer forma de anuência legal para a realização da atividade desportiva referida.
A 2ª Promotoria ainda explica na Recomendação que, em matéria de saúde pública e em especial, no que concerne às medidas administrativas destinadas a conter a disseminação do coronavírus Sars-Cov-2, a autonomia federativa municipal não prevalece sobre os atos reguladores estaduais. Por esses e outros motivos, o órgão recomendou que o Município de Toledo não autorizasse a realização da partida neste domingo e fazendo-se cumprir integralmente ato da Autoridade Sanitária Estadual.

Da Redação
TOLEDO