Grêmio oficializa venda de Pepê ao Porto; atacante segue no clube até 30 de junho
O Porto pagará 15 milhões de euros (R$ 97,1 milhões pela cotação atual) por Pepê. Do total, o Grêmio receberá 10 milhões de euros (R$ 64,7 milhões). O restante pertence ao Foz do Iguaçu, clube do Paraná que revelou o atacante e detém 30% dos direitos.
O Grêmio anunciou que terá direito a 12,5% da “mais-valia”. Ou seja, caso Pepê seja vendido, tal fatia será paga pelo valor que exceder os números da negociação atual.
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Futebol Clube do Porto informam, conjuntamente, terem chegado a um acordo para a transferência de 100% dos direitos econômicos do atleta Pepê. O valor líquido da transação é de 15 milhões de euros, reservando-se ao Clube uma mais-valia de 12,5% em uma futura transação. O valor correspondente ao mecanismo de solidariedade será pago integralmente pelo Futebol Clube do Porto”, informou o time gaúcho em uma nota oficial.
Com o acordo, Pepê poderá disputar as finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras, nos dias 28 deste mês e 7 de março. Ele estreou no time principal em 2017, mas só no ano seguinte foi aproveitado com mais frequência. Em 2020, assumiu o protagonismo da equipe com a venda de Everton ao Benfica. Na atual temporada, marcou 15 gols em 54 jogos disputados.