Jiu-Jitsu: Luiz Fellype garante medalha de ouro para Toledo em Sul-Americano

134

Atletas de Toledo conquistaram medalhas no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). A competição aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho, em Embu das Artes, em São Paulo. Mais de quatro mil atletas participaram da competição.

A equipe Red Lions International esteve representada por quatro lutadores. Um deles, inclusive faturou o ouro, trata-se de Luiz Fellype dos Santos. O atleta, de 11 anos, foi campeão na categoria infantil B faixa branca. Ele e parte da equipe visitaram o JORNAL DO OESTE nesta semana. Conforme Luiz Fellype, as lutas foram difíceis, porém ele conseguiu vencê-las. “Eu estive focado nas lutas e treinei bastante em Toledo. Eu gostei de competi e acompanhar as demais lutas”, afirma Luiz ao complementar que “o Campeonato foi uma oportunidade de fazer novas amizades e conhecer outros lutadores”, disse Luiz ao agradecer o apoio do Clube Yara Toledo por autorizar o uso da estrutura para a realização dos treinos.

De acordo com o instrutor do atleta Ângelo André dos Santos – que também é o pai de Luiz – o lutador é dedicado e o que chama a atenção é a sua vontade de competir, a sua garra e querer vencer. “Quando eu lutava tinha receio e observo que para ele é algo muito natural”.

Agora, Luiz Fellype se prepara para o Campeonato Brasileiro, em São Paulo. A competição acontece entre os dias 16 e 18 de julho. Nos próximos dias, alguns ajustes para a competição serão realizadas e os treinos serão intensificados. Conforme o técnico Rodolfo Garcia, os campeonatos são preparatórios para o Mundial que deve acontecer em novembro. “É uma maneira do Luiz Fellype adquirir experiência nas competições. A sua participação do Campeonato é o resultado do seu treino. Quem vai confirmar a sua participação será o seu instrutor, no caso, o pai dele”.

APRENDIZAGEM – Quem também participou do Campeonato foi o atleta Tiago Pereira Pires, o Piu. Ele perdeu nas quartas de finais e ficou com o quinto lugar pela categoria Pesado, Faixa Branca, Máster I.

Piu revela que é a primeira competição pelo Jiu-Jitsu. “Os oponentes eram fortes e o maior aprendizado é saber que posso melhorar. Eu achava que a minha preparação estava boa, mas ao competir, percebi que posso ainda ser melhor. Retornei do Campeonato com mais vontade de treinar, mais focado e dedicado”, relata o lutador ao destacar a organização do evento.

Ele complementa que não vencer pode parecer algo ruim, porém a não vitória pode ser um incentivo. “Estou treinando mais e com mais garra”, pondera Piu ao citar que antes de praticar o Jiu-Jitsu treinou Muay thai.

Os atletas Piu e Luiz Fellype com o treinador e o técnico visitaram o JO – Foto: Graciela Souza

Além de Luiz Fellype e Piu, o lutador Thiago Salustiano Pereira conquistou medalha de bronze, Faixa Marrom, Pena Adulto.

Os atletas da Red Lions International tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (Smel), Capricho Lavacar, Piu Tattoo e Clube Yara.

Da Redação

TOLEDO