João Teixeira, pela Honda Jr Cup, e João Vitor Carneiro, na Copa Pro Honda CBR 650R, começam na frente

11

 As categorias monomarcas Honda foram atrações à parte na abertura do SuperBike Brasil 2021, neste domingo (30/5), na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A corrida da Honda Jr Cup foi definida nos momentos finais e João Teixeira levou a melhor, após duelo acirrado com Guilherme Fernandes “Foguetinho”. Também marcada pelo equilíbrio, a bateria da Copa Pro Honda CBR 650R teve vitória inédita de João Vitor Carneiro, com direito a ultrapassagem dupla. 

Atual campeão, Guilherme Brito largou na pole position, seguido por Felipe Macan. Carneiro iniciou a prova em terceiro lugar, mas abriu a segunda volta da Copa Pro Honda CBR 650R na liderança, após ultrapassar os dois adversários de uma só vez, no fim da reta de largada. “Eu vinha no vácuo, estudando os pilotos que estavam na minha frente, e decidi arriscar na freada, na entrada do “S”. A ultrapassagem dupla deu certo e estou muito feliz”, conta o vencedor. 

Mas o caminho até o lugar mais alto do pódio não foi nada fácil. Formada por 10 voltas, a corrida ainda teve muita pressão para cima de Carneiro. Ele chegou a perder a liderança para Macan na terceira volta, e só reassumiu o primeiro lugar quando faltavam quatro voltas para o final. “Foi a corrida da minha vida, depois de tanto tempo batendo na trave eu consegui levar a vitória para casa. Só tenho a agradecer a minha equipe, meu pai e aos patrocinadores. Vamos treinar mais para na próxima eu tentar ganhar de novo”, garante Carneiro, integrante da classe Pro. 

As demais classes da Copa Pro Honda CBR 650R também tiveram disputas emocionantes. Na Light, Michel Alexandre foi o mais rápido. “A categoria está cada vez crescendo mais, com bastante apoio, e pela primeira vez a nossa corrida foi televisionada (pela Rede TV!). Isso é algo incrível para a motovelocidade do Brasil e estou muito feliz. Espero melhorar e subir de categoria. Todos estão de parabéns”, declara. Alexandre Colorado e Marcelo Simões foram os vencedores das classes Master e Evo, respectivamente. Este é o segundo ano da Copa Pro Honda CBR 650R no SuperBike Brasil.  

Já a Honda Jr Cup está em sua nona temporada, utiliza as motocicletas CG 160 Titan e reúne crianças e adolescentes de oito a 16 anos. A corrida foi formada por oito voltas e teve início com o atual campeão Guilherme Foguetinho na pole. Ele logo foi ultrapassado por João Teixeira, campeão da categoria em 2019, mas recuperou a liderança na terceira volta. 

Estreante na Honda Jr Cup, Leonardo Barbim mostrou velocidade na terceira posição, porém uma queda o tirou da disputa. Giovana Brasil, uma das quatro meninas inscritas na categoria, vinha logo em seguida e avançou para o terceiro lugar – posição que manteve até o final, a melhor de sua carreira em quatro temporadas de Honda Jr Cup.  

O duelo entre os campeões continuou eletrizante, com os pilotos se alternando na liderança. Na última volta, Foguetinho passou pela zebra e Teixeira aproveitou a oportunidade de ultrapassagem. O piloto não cedeu aos ataques de Foguetinho, que pressionou até a linha de chegada, e comemorou muito a primeira vitória do ano. 

“A corrida foi bem disputada e a minha estratégia deu certo. Fiquei estudando o Foguetinho nas primeiras voltas e depois fui para cima. Vi que havia mais risco de queda no miolo, então era imprescindível ultrapassar em uma reta. Com essa primeira corrida a gente já sabe que a briga pelo título vai ser muito apertada, não vai ser pouco”, finaliza João Teixeira. 

A segunda etapa do SuperBike Brasil está marcada para os dias 19 e 20 de junho, novamente em Interlagos. A Honda Jr Cup e a Copa Pro Honda CBR 650R têm o patrocínio da Honda e da Pro Honda.
 
1ª etapa do SuperBike Brasil 2021
Local: Autódromo de Interlagos (SP)
 
Resultados das corridas (três primeiros)

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro
1 – #14 – João Vitor Carneiro 
2 – #44 – Guilherme Brito 
3 – #54 – Felipe Macan 

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Evo
1 – #23 – Marcelo Simões
2 – #40 – Michael Valtingojer
3 – #29 – Maurício Laranjeira

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light
1 – #37 – Michel Alexandre
2 – #17 – Ayres Fllho 
3 – #77 – Marcos Kawasaki

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master
1 – #27 – Alexandre Colorado 
2 – #29 – Maurício Laranjeira
3 – #72 – Marcelo Colorado

Honda Jr Cup (motos Honda CG 160 Titan)
1 – #14 – João Teixeira 
2 – #27 – Guilherme Fernandes “Foguetinho” 
3 – #621 – Giovana Brasil 


Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil  

Jornalista responsável: Ângela Monteiro    

Da Assessoria