LDB 2021 terá 22 equipes de 8 territórios nacionais

18

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – está de volta. Depois de dois anos da realização da edição anterior, a maior competição de base do basquete brasileiro, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), retornará na atual temporada para sua 10ª edição, com limite de idade Sub-22 (nascidos a partir de 1999).

Com 22 equipes participantes, a LDB 2021 será representada por 8 territórios nacionais diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal). Na disputa estarão os 16 clubes que disputaram a edição 2020/2021 do NBB e mais os times do São José Basketball (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Maringá (PR), Rio Claro Basquete (SP), União Corinthians (RS) e Praia Clube (MG).

Sistema de disputa

A fase de classificação da LDB 2021 dividirá os 22 times em dois grupos (A e B). Os clubes se enfrentarão dentro de seus grupos, todos contra todos, uma vez, com confrontos divididos em duas etapas. 

A fase classificatória será disputada em dois momentos. A primeira será realizada no Paulistano, em São Paulo (SP), entre os dias 22 a 28 de julho, com os times do Grupo A. Já o grupo B ocorrerá no Pinheiros, em São Paulo (SP) entre os dias 25 e 31 de julho.

Em seguida, a segunda etapa vai acontecer entre os dias 23 de agosto a 04 de setembro, em quatro sedes: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C., Pinheiros e Flamengo. Ao final da fase regular, os quatro melhores de cada grupo avançam à fase final.

A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Antonio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final). 

Histórico da LDB

Criada em 2011, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ajudou a projetar diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já disputaram alguma edição da competição.

Na última temporada do NBB, por exemplo, três dos quatros candidatos para o prêmio de King of the Season atuaram na LDB, são eles: Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho. Além do MVP das Finais, Yago Mateus, que também já disputou o campeonato de base.

A LDB ainda projetou atletas que brilharam na NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo, que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (New Orleans Pelicans), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete.

Outros nomes importantes com passagens pela LDB são os de Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Ricardo Fischer, Gui Deodato (Minas), Cauê Borges (Paulistano) e Alexey Borges (Minas) e o pentacampeão do NBB Gegê Chaia, todos com passagens pela Seleção Brasileira, entre tantos outros que se destacam no Nosso Basquete.

Clubes participantes

Grupo A:

Paulistano (SP)
São Paulo Futebol Clube (SP)
Sesi/Franca (SP)
São José Basketball/Atleta Cidadão (SP)
Corinthians (SP)
Pato Basquete (PR)
Coritiba Monsters/ Sociedade Thalia (PR)
ADRM/Maringá (PR)
VipTech/Campo Mourão (PR)
KTO/Caxias do Sul (RS)
Stock Med/União Corinthians (RS) 

Grupo B:

Pinheiros (SP)
Mogi das Cruzes (SP)
Zopone/Bauru (SP)
Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP)
Cerrado (DF)
Flamengo (RJ)
Unifacisa (PB)
Minas Tênis Clube (MG)
Basquete Cearense (CE)
BRB/Brasília (DF)
Praia Clube/Gabarito/Unimed (MG)


Primeiros jogos:

22/07 (Quinta-feira) – Grupo A 

Sede: Paulistano (SP)

09h – Sesi Franca x União Corinthians
11h15 – Pato Basquete x Caxias do Sul
13h30 – Corinthians x Campo Mourão
15h45 – São José dos Campos x ADRM/Maringá
18h – Paulistano x Coritiba/Thalia

23/07 (Sexta-feira) – Grupo A 

Sede: Paulistano (SP)

09h – Caxias do Sul x Corinthians
11h15 – União Corinthians x São Paulo
13h30 – Coritiba/Thalia x Sesi/Franca
15h45 – Campo Mourão x São José dos Campos
18h – ADRM/Maringá x Paulistano 

24/07 (Sábado) – Grupo A 

Sede: Paulistano (SP)

09h – São Paulo x Coritiba/Thalia
11h15 – São José dos Campos x Caxias do Sul
13h30 – Pato Basquete x União Corinthians
15h45 – Sesi/Franca x ADRM/Maringá
18h – Paulistano x Campo Mourão     

·         Tabela de jogos completa

Os campeões e MVP’s

2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

2019 – Pinheiros
MVP – Dikembe (Paulistano)

Da Assessoria