LHPr retoma competições com disputas das categorias adulto e junior

30

De volta às quadras! A Liga de Handebol do Paraná (LHPr) dá início, a partir de setembro, às competições da temporada 2021 após 16 meses de paralisação do calendário esportivo em decorrência da pandemia da Covid-19. E o retorno às atividades será marcado pelo incremento da categoria junior no calendário oficial da entidade.

A retomada da modalidade no cenário estadual está marcada para os dias 4 e 5 de setembro, com disputas entre 17 seleções femininas e 29 equipes masculinas pelo título das classes sub-20, sub-21 e adulto. Para a realização do Campeonato Paranaense de Handebol, os times foram distribuídos em três sedes e os clubes precisam seguir um rígido protocolo de prevenção à transmissão ao coronavírus. “A diretoria da LHPr trabalhou muito para que pudéssemos retomar com toda segurança o Campeonato Paranaense. Esse momento foi muito esperado, é uma alegria imensa voltar às quadras com nosso handebol. Ainda não será possível contar com o público nas arquibancadas, mais os torcedores poderão acompanhar pelos canais oficiais da Paraná Handebol a transmissão de dois jogos da Chave Ouro”, declarou o presidente da LHPr, Roberto Ferreira Niero.

Na 1ª etapa serão realizadas 36 partidas, com início dia 4, às 14 horas, de forma simultânea em Toledo, nos ginásios de esportes Alcides Pan, Yara Country Club e Lauri Simon (Panorama); em Floraí, no ginásio de esportes Urbano Pedroni; e em Apucarana, no Complexo Esportivo Áureo Caixote.

CHAVE OURO – Dividida em três divisões, as equipes do naipe feminino e masculino da Chave Ouro e masculino da Chave Prata e da Chave Bronze competem as etapas divididas por regiões Norte e Oeste/Sul, ao passo que os confrontos para os times femininos das divisões intermediária e de acesso se manteve o formato de disputa em sede única.

As atuais detentoras do título da principal divisão do Estado, Unicesumar/Imobiliária Paiaguás/Top Mate Restaurante/Prefeitura de Maringá enfrentam as vice-campeãs de 2019 FAG/Cascavel/Bearskin Crossfit, as campeãs da Chave Prata em 2019 da Prefeitura de Toledo/ATH, além da Prefeitura de Francisco Beltrão e do Handebol Sarandi/Sejuv/ASH. De outro lado, os selecionados masculinos estão divididos em dois grupos, sendo o da região Norte composto pelos atuais campeões da Cidade Canção, Fecam/AhandeCam/Campo Mourão, Prefeitura de Colorado e Petroalcool/Psicultura Água Santa/Floraí, enquanto na chave da região Oeste/Sul medem força Associação Cascavelense de Handebol/Cascavel, AhandFoz/Smel/Foz do Iguaçu, AHSI/Saudade do Iguaçu, Prefeitura de Dois Vizinhos e EPH/Curitiba.  Para a definição do campeão 2021 da elite do Estado serão realizadas quatro etapas, três classificatórias e uma com as semifinais e finais.

DIVISÃO INTERMEDIÁRIA – Na Chave Prata, a equipe feminina do Pato Handebol encontra com as meninas de Jardim Alegre/AFHJA e da Prefeitura de Mandaguaçu para a decisão do título em duas etapas, ao passo que no naipe masculino os times estão dispostos em dois grupos e se enfrentam em três etapas até a decisão do campeão. Na chave Norte Jussara Handebol pega Prefeitura de Mariluz, ACH/Secretaria de Esportes/Assis Chateaubriand, Prefeitura de Candói e Prefeitura de Mandaguaçu; e na chave Oeste/Sul estão HCC/Handebol/Corbélia, Assis Chateaubriand, Pato Handebol e Prefeitura de Quedas do Iguaçu.

CHAVE BRONZE – Pelo lugar mais alto do pódio da Chave Bronze e à ascensão a divisão intermediária, as seleções femininas de AGH/Guarapuava, Alpha/Handebol/Laranjeiras, Londrina/FEL/Oguido Dojo e Smel/Santa Helena Handebol ficarão frente a frente. Já os selecionados masculinos estão distribuídos em dois grupos, na chave Norte AHP/Apucarana duela com a Prefeitura de Arapongas/Semesp, a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal e a Prefeitura de Terra Rica, enquanto na chave Oeste competem Alpha/Handebol Laranjeiras, Prefeitura de Pitanga, Prefeitura de Toledo/ATH e Smel/Santa Helena Handebol. Os campeões serão definidos em três etapas, duas classificatórias e a grande decisão.

ESTREANTE – Na estreia da categoria junior, as seleções femininas sub-20 de Maringá e de Sarandi decidem de quem será a medalha de ouro na melhor de três jogos entre os dias 02 e 03 de outubro, em Paranavaí. E no masculino, a disputa acontece em três etapas entre as seleções do Handebol Londrina/IHB, da Prefeitura de Mandaguaçu, da Prefeitura de Marialva, da Prefeitura de Paranavaí e de Maringá.

Jaqueline Galvão

TOLEDO