Orgulhosa de suas origens, Gabriela Chibana abre a disputa do judô nos Jogos de Tóquio em templo sagrado da modalidade

A estreia do Time Ajinomoto nos Jogos de Tóquio acontecerá em um palco histórico do esporte. Nesta sexta-feira (23), a partir das 23h (horário de Brasília), começarão as disputas do judô, que terão como palco o histórico Nippon Budokan, onde a modalidade fez sua primeira aparição nos Jogos de 1964, na primeira vez que Tóquio recebeu o evento. E será a peso ligeiro (48 kg) Gabriela Chibana que terá a honra de ser a primeira dos atletas do Time Ajinomoto a competir no Japão.

Gabriela começará sua caminhada na chave dos 48 kg diante da judoca Harriet Bonface, do Malawi. As duas nunca se enfrentaram antes. Se passar por essa luta, a brasileira terá um grande desafio, diante de Distria Krasniqi, do Kosovo, número 1 do ranking mundial.

Em sua estreia como atleta olímpica, Gabriela Chibana não esconde o orgulho de suas raízes orientais. Sua família é de Okinawa, cidade localizada ao sul do Japão, e poder competir em uma competição tão importante neste país lhe enche de orgulho. “O fato de minha família ser de Okinawa me dá um sentimento de pertencimento, me sinto parte da cultura do Japão. É um orgulho disputar os Jogos no Japão”, disse a judoca do Time Ajinomoto.

Competir no mesmo local que abriu as portas do judô na história olímpica também traz um sentimento especial para Gabriela Chibana. “O judô tem origem no Japão, todo atleta sonha em lutar no Budokan pelo menos uma vez na vida. É uma honra para mim”, afirmou Chibana, que recebeu uma mensagem de boa sorte de Sarah Menezes, medalha de ouro nos 48 kg nos Jogos de Londres e de quem Gabriela foi sparing em 2012.

“Eu tenho a Sarah como exemplo de atleta. Ter visto ela ganhar o ouro em Londres para mim foi incrível, pois tentei ajudá-la de alguma forma. Ela me desejando boa sorte e sou muito grata por isso. O judô tem isso de ajudar o outro, faz parte do nosso esporte, e receber este apoio de alguém como ela foi muito importante para mim”, disse Gabriela.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Da Assessoria