Paraná Handebol divulga pré-calendário da temporada 2021

O calendário do handebol para a temporada 2021 está previamente definido. A Liga de Handebol do Paraná divulgou as datas previstas para as competições ao longo do ano, com início dia 18 de março e término em 5 de dezembro. Serão realizados 10 campeonatos, abrangendo as categorias máster, adulto, Sub-21, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Sub-13, Sub-12 e Sub-10.

As atividades da modalidade começam de forma remota no dia 12 de fevereiro, com a reunião anual de planejamento da diretoria. Após, no dia 13 de fevereiro, acontece on-line as reuniões técnicas com os dirigentes dos clubes filiados e a Assembleia Geral Ordinária, na qual, entre outros assuntos, será apresentado o calendário 2021 pré-definido pela diretoria para análise e aprovação dos clubes filiados.

De acordo com a diretoria da Paraná Handebol, decidiu-se de forma antecipada pela realização on-line destes eventos a fim de garantir a máxima segurança dos participantes, evitando assim o contágio do novo coronavírus, no entanto, havendo condições de segurança sanitárias os eventos poderão ser realizados no formato presencial.

 Conforme o coordenador técnico da Paraná Handebol, Gentil Soares de Lima, a divulgação prévia do calendário objetiva o planejamento dos dirigentes para viabilizar a participação dos clubes na temporada 2021. “A diretoria da Liga de Handebol do Paraná tem por tradição divulgar um pré-calendário da próxima temporada seguinte todo final de ano, visando dar conhecimento e proporcionando uma melhor organização aos clubes filiados”, declarou Lima, acrescentando: “Dependendo do andamento das vacinas e decretos das autoridades de vigilância sanitária poderão ocorrer alterações nas datas divulgadas dos eventos, os quais dependemos de aprovação na AGO, a ser realizada on-line dia 13 de fevereiro de 2021”, enfatizou.

Lima também lembrou que os clubes e municípios com direito adquirido de sede na temporada 2020 deverão se manifestar pela manutenção ou não da sediação para a temporada 2021 até o dia 9 de fevereiro, pelo e-mail [email protected]

Para a realização do Simpósio Paraná Handebol, com as clínicas de formação dos atletas e técnicos, além da clínica de atualização do quadro de árbitros de handebol, a diretoria apresenta duas opções de data, a primeira em abril, entre os dias 21 a 24, e a segunda em agosto, de 26 a 29. A definição será feita em decisão conjunta com os clubes durante a AGO.

Novidades

As principais novidades ficam por conta do incremento de novos torneios estaduais, entre eles o Campeonato Paranaense de Handebol Júnior, que será realizado em etapa única com as equipes divididas nas chaves ouro e prata, simultaneamente às disputas da categoria cadete, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, em Toledo. Em paralelo, no mesmo período, o município recebe também a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas, nas categorias livre, hcr7 e hcr4. Já a segunda etapa do HCR acontece entre os dias 16 e 17 de outubro, com sede a ser definida. O prazo para se inscrever nestas três competições encerra dia 30 de março.

 Outra novidade será a retomada da Taça Paraná de Handebol Indoor, na categoria livre, com jogos de ida e volta entre os meses de outubro, novembro e dezembro, no sistema mata-mata, ainda sem datas e locais das disputas definido.

RETORNO ÀS QUADRAS – O retorno das equipes às quadras está previsto para o dia 18 de março com o torneio da Paraná Handebol Cup, tradicionalmente realizado no Complexo Esportivo do Centro Universitário FAG, em Cascavel. Essa competição envolve as categorias máster, livre, juvenil, cadete e Sub-13, com inscrições abertas até 19 de fevereiro.

Jaqueline Galvão