Paranaenses da Seleção Escolinha de Triathlon dominam Tri Power Brasil 2021 neste domingo (11)

A nova geração de campeões da Seleção Escolinha de Triathlon dominou o Tri Power Brasil 2021 neste domingo (11). Os atletas mostraram o resultado de cinco meses de treinos intensos, adaptados às novas condições impostas pela pandemia de coronavírus, e conquistaram seis pódios.

A prova realizada na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, Paraná, contou com disputas no triathlon, sprint triathlon e duathlon. Todos os protocolos sanitários recomendados foram seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara para os atletas até a largada, o uso de álcool na entrada e na área de transição e o distanciamento social.

Na disputa feminina do sprint triathlon, as garotas da Seleção Escolinha de Triathlon tomaram conta do pódio. Gabrielle Lemes, uma das principais atletas de sua geração, foi a campeã,com Alice Tinelli em segundo, Amanda Moro em terceiro e Angelina Carvalho em quarto. Entre os rapazes, Gabriel Lecheta foi o vencedor, e Vinícius Avi Sant’Ana ficou com o bronze.

“Os resultados foram excelentes. Toda a equipe estava ansiosa para colocar à prova os treinamentos realizados. Fizemos algumas mudanças no planejamento deste ano, com foco em algumas modalidades. E essa prova serviu para nos orientar sobre como os atletas se sairiam”, explicou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

A última competição do grupo havia sido o 16º Triathlon de Verão de Guaratuba, em fevereiro, quando os atletas conquistaram nove pódios. “Fazia tempo que eu não competia, foi muito bom voltar a ter essa sensação de disputar uma prova. Saí da água junto com a Gabi e a Amanda, pedalamos juntas, nos revezando nas primeiras posições. A corrida foi forte, uma das melhores que já fiz. Fiquei muito satisfeita”, celebrou Alice Tinelli.

De olho no Campeonato Brasileiro e no Sul-Americano de Triathlon, ambos no final do ano, a equipe tem trabalhado duro, com treinos diários. Tanto os atletas da Seleção Escolinha como os do grupo de pré-alto rendimento contam com três professores nos treinos, Ricardo Júnior Cardoso, Hélcio Kricky e Jéssica Rodrigues. os treinos são ajustados de acordo com o momento da pandemia em Curitiba, às vezes realizados de forma individual. Os atletas são monitorados diariamente, seguindo todos os protocolos sanitários.

“Só tenho que agradecer aos atletas pelo empenho em todos estes dias difíceis de pandemia. E também ao nosso gestor do projeto, Juraci Moreira Junior, ao João Paulo Diniz e todos os nossos patrocinadores e apoiadores, que depositam grande confiança em toda equipe”, destacou Ricardo Júnior Cardoso.

Vitória no pré-alto rendimento

Com atletas de destaque em preparação para ingressar na Seleção Escolinha, o grupo de pré-alto rendimento também ficou com os primeiros lugares do pódio no sprint triathlon. Na categoria 13 a 15 anos, Carolina Licheski foi a campeã, com Sophia Gomes em segundo lugar. Entre os meninos, vitória para Caio César e medalha de prata para Nicolas Carvalho. Cristiano Ferreira ficou com o quarto lugar.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

A Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

Da Assessoria