Rosamaria: “Pan de Toronto foi um divisor de águas”

17

A primeira convocação para a seleção brasileira adulta de vôlei ninguém esquece. Com Rosamaria não poderia ser diferente. A jogadora, que está entre as convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães para a Liga das Nações, que será disputada a partir do próximo dia 25, em Rimini, na Itália, destacou os seus dois momentos mais inesquecíveis com a camisa verde e amarela.

“O mais marcante para mim foi o Pan-Americano de 2015, em Toronto. Foi a minha primeira convocação para a seleção adulta e eu era muito novinha. Entrei em momentos importantes nos jogos e fui muito bem. Foi um divisor de águas e abriu as portas para começar esse ciclo na equipe adulta. Em termos de títulos, o ano mais importante talvez tenha sido 2017, que foi muito especial também”.

Esses momentos inesquecíveis podem ganhar mais um capítulo este ano, já que Rosamaria está na briga por uma vaga no grupo que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, a partir de julho. A oposta não esteve no elenco que representou o país nos Jogos Rio-2016 e revela o que mudou nestes cinco anos.

“Hoje sou uma Rosamaria mais paciente, que sabe o seu lugar, sabe onde pode chegar, e que acredita que tudo é uma questão de merecimento. Tudo tem o seu tempo, e embora muitas coisas não aconteçam como a gente planeja, por outro lado pode ter sido muito melhor assim. Às vezes a gente espera uma coisa que não acontece e se decepciona, mas lá na frente vê que foi bom que isso tenha ocorrido. Temos de tentar sempre tirar o lado bom das situações difíceis, porque algo nos fará crescer. Temos de fazer o nosso máximo para colocar a cabeça no travesseiro tranquila e não ter dúvidas de que poderia ter feito mais”.

A estreia do Brasil na Liga das Nações acontecerá no dia 25, contra o Canadá. Na sequência, virão República Dominicana (26/5), Estados Unidos (27/5), Japão (31/5), Rússia (1/6), Itália (2/6), Sérvia (6/6), Bélgica (7/6), China (8/6), Polônia (12/6), Alemanha (13/6), Tailândia (14/6), Coreia do Sul (18/6), Holanda (19/6) e Turquia (20/6).

Da Assessoria