Seleção feminina de basquete fará preparação para Copa América no interior de SP

A seleção brasileira feminina de basquete se apresenta no próximo dia 23 para o início da preparação visando a Copa América, que será entre 11 e 19 de junho, em San Juan, capital de Porto Rico. Os treinos vão acontecer na cidade de Salto, no interior de São Paulo, de 24 de maio a 6 de junho, em parceria entre a CBB e a prefeitura local, utilizando o ginásio principal do Centro Esportivo João Luiz Guarda. O Brasil ficará hospedado na vizinha Itu (SP) e a preparação seguirá todas as diretrizes sanitárias contra a pandemia da covid-19.

“Foi muito legal essa parceria. Eles nos procuraram, fizemos reuniões. A cidade tinha um time de basquete, o prefeito e o secretário queriam ter a seleção brasileira de basquete em Salto. Ficamos felizes. Pegamos um prefeito, que é o Laerte Sonsin Júnior, e um secretário, o Valdir Líbero, que gostam de esporte. Que querem reativar a cidade. Focar na parte de base, formação, esporte para todos. Nada ficou para trás. Já visitamos a cidade, as instalações são perfeitas para receber a Seleção, com piso flutuante e todo o conforto que precisamos. Eles estão super empolgados de receber a Seleção, estamos perto do Aeroporto de Viracopos, de Campinas, com instalação de primeiro mundo e uma academia excelente”, disse Magic Paula, vice-presidente da CBB e Diretora das Seleções Femininas.

A delegação viaja para San Juan no dia 7 de junho e estreia na competição no dia 11. O sorteio dos grupos acontece no próximo dia 22, nas redes sociais da Fiba. A Copa América distribuirá quatro vagas para o Pré-Mundial, em fevereiro de 2022. A principal competição do calendário da Fiba será no segundo semestre do mesmo ano, na Austrália, palco onde a seleção brasileira conquistou o Mundial em 1994.

“Estamos muito felizes com a confirmação oficial dessa parceria da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) com a nossa Estância Turística de Salto. Desde os primeiros dias da atual administração, colocamos a cidade à disposição para receber esse tipo de evento e, para nossa surpresa, aconteceu até antes do previsto. Tenho certeza que nesse período de convívio com a seleção brasileira de basquete, a população saltense fará valer uma de suas maiores qualidades, que é o acolhimento”, afirmou Valdir Líbero.

O técnico José Neto convocou a ala Sara Rodrigues, de 21 anos e 1,93 metro, para a vaga de Damiris Dantas, que pediu dispensa alegando problemas físicos e pessoais. Sara é jogadora da Oklahoma State University, do basquete universitário dos Estados Unidos, e aumenta a lista de jovens atletas que já conta com Kamilla Cardoso e Maria Paula Albiero. Ao todo, são 17 convocadas para a competição, sendo que 12 disputarão o torneio em Porto Rico.

Confira a lista de convocadas da seleção brasileira:

Armadoras

Débora Costa – Sampaio Basquete-MA

Maria Paula Albiero – BYU (Estados Unidos)

Alana Gonçalo – Ituano-SP

Alas/Armadoras

Tainá Paixão – SESI Araraquara-SP

Isabela Ramona – Monthana (Bulgária)

Patty Teixeira – Ituano-SP

Tássia Carcavalli – Vera Cruz Campinas-SP

Alas

Thayná Silva – Sodiê Doces/Mesquista/LSB-SP

Mariane Carvalho – SESI Araraquara-SP

Rapha Monteiro – Quinta dos Lombos (Portugal)

Tati Pacheco – Vitória de Guimarães (Portugal)

Alas/pivôs

Mariana Dias – Ituano-SP

Sara Rodrigues – Oklahoma State University (Estados Unidos)

Pivôs

Nadia Colhado – Gernika (Espanha)

Clarissa dos Santos – Villeneuve (França)

Kamilla Cardoso – Syracuse (Estados Unidos)

Érika de Souza – Castors Brainers (Bélgica)