Alfândega de Curitiba doa 217 quilos de cabelo humano à entidade beneficente

176

A Alfândega da Receita Federal em Curitiba entregou 218 quilos de cabelo humano à entidade beneficente Atitude na Cabeça, de Curitiba.

A própria presidente da instituição, Suely Maria Baldan, compareceu ao local e comemorou o recebimento da mercadoria. Ressaltou que as doações de cabelo reduziram drasticamente neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19 e do fechamento de salões de beleza, ao mesmo tempo em que a procura de próteses capilares vem aumentando de forma gradativa. Um dos possíveis efeitos colaterais da própria Covid 19, inclusive, é a queda de cabelo, embora tal condição seja reversível e o cabelo possa voltar a crescer normalmente após um tempo. 

Segundo Suely, as perucas confeccionadas são doadas a mulheres, homens e crianças de baixa renda de todo território brasileiro, acometidos por diversas patologias que causam perda total, parcial, temporária ou definitiva dos cabelos. Informou que a entidade busca fazer um atendimento personalizado, produzindo as próteses capilares o mais próximo possível com a aparência do cabelo original da pessoa solicitante, visando proporcionar um conforto emocional e a melhora da auto estima do requerente.

Doações de mercadorias apreendidas realizadas pela Receita Federal como esta fortalecem a cooperação em prol do bem-estar social, tendo seu trabalho reconhecido e valorizado pela sociedade.  Os cabelos apreendidos são fruto do trabalho da Receita Federal no controle aduaneiro das mercadorias que ingressam no País. Quando constatadas irregularidades como subfaturamento dos produtos ou tentativa ilegal de introdução da mercadoria no mercado brasileiro, prejudicando a indústria nacional, a Receita Federal apreende a mercadoria e dentre as formas de destinação possíveis se encontra a doação a entidades beneficentes.

CURITIBA