Após novo contrato, vias marginais de Pitanga já têm serviços em andamento

0 66

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já iniciou os serviços da obra para concluir a implantação de vias marginais na PRC-466 em Pitanga, na região Central. As máquinas estão concentradas na execução da base das novas pistas onde já estava pronta a sub-base, que consiste na compactação de uma camada de brita graduada simples, que depois receberá uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), seguida por sinalização horizontal.

A obra representa um investimento de R$ 17.986.832,36 para atender um trecho de 4,22 quilômetros de extensão, facilitando principalmente o acesso das indústrias do município à rodovia.

Estão previstos ainda serviços de terraplenagem, recuperação do pavimento existente danificado, desobstrução dos dispositivos de drenagem existentes e correção dos materiais desgastados, bem como a execução de mais soluções de drenagem para lidar com águas subterrâneas e águas da chuva no local. Serão recuperados ainda os taludes atingidos por erosão, por não terem recebido cobertura vegetal à época.

Além da sinalização horizontal, também serão implantados dispositivos de sinalização vertical e de segurança viária, novas calçadas com piso podotátil, rampas de acessibilidade, ciclovia, iluminação e abrigos de ponto de ônibus.

O prazo de execução é de 360 dias, com a obra devendo ser finalizada no início de 2025, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

CONTRATO – A implantação de novas vias marginais na PRC-466 foi contratada originalmente em 2018, tendo sido paralisada em 2021 e rescindida. Devido ao volume de serviços a serem concluídos, bem como recuperação do que já havia sido executado e necessidade de novos serviços, foi decidido licitar a conclusão da obra, sem viabilidade de aproveitar o contrato antigo.

Deixe um comentário