BRDE celebra parceria com Agrária em comemoração aos 70 anos de Entre Rios

7

Os 70 anos do distrito de Entre Rios, em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, estão sendo celebrados com a inauguração do Centro de Eventos Agrária, cooperativa parceira do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) há quase 30 anos. Na última década, o banco financiou projetos na ordem de R$ 220 milhões para investimentos da Agrária, e há estimativas de outros negócios em 2022.

Para o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, a Agrária representa “o fomento em produções relevantes para o Paraná, especialmente no setor de maltaria, com financiamentos do banco em região próspera, como seus fundadores de etnia e cultura germânica”.

O vice-presidente da Cooperativa, Manfred Majowski, fez uma retrospectiva da parceria com o BRDE e dos 70 anos de Entre Rios, que se mistura com a cooperativa. “Começamos as comemorações na quarta-feira (5) com homenagem aos nossos pioneiros, pois graças à persistência deles o que temos hoje se tornou possível”, disse. “A importância dos parceiros foi fundamental, a exemplo do BRDE, um dos apoiadores da cooperativa Agrária, com investimentos em projetos fundiários, sempre presente, acreditando na cooperativa e na comunidade”.

Segundo ele, com o novo Centro de Eventos da Cooperativa Agrária, “oferecemos mais estrutura para atender clientes, fornecedores e clientes, que podem usufruir desse local, mudando o padrão da Agrária para um local mais adequado”.

O investimento do novo centro de eventos foi de R$ 50 milhões, cuja metade do valor foi custeado pelos cooperados e os outros 50% pela cooperativa. A obra de 12 mil metros quadrados está às margens da PR-540, no trecho que liga as colônias Jordãozinho e Vitória.

FUNDAÇÃO – A Cooperativa Agrária foi fundada em 1951 no município de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, por suábios imigrantes da região do Danúbio, povo de etnia e cultura germânicas. A cooperativa conta com aproximadamente 1.500 colaboradores e 640 cooperados. Vale destacar sua produção de malte cervejeiro, com três maltarias em Entre Rios. Há projetos para a quarta fábrica em Ponta Grossa, com a participação das cooperativas Castrolanda, Frísia, Capal, Bom Jesus e Coopagrícola, com financiamento do BRDE.

A programação começou nessa quarta-feira (05) e encerra no domingo (09). Mais informações estão no site de Entre Rios.

Da AEN