Com a melhora do clima, parques do Paraná reabrem estruturas ao público

0 71

O Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, voltou a funcionar parcialmente nesta segunda-feira (6), após reparos em alguns equipamentos que foram danificadas pela chuva. Os trajetos que levam aos panelões e à cachoeira para banho estão liberados para o público, assim como as trilhas com pinturas rupestres já estão acessíveis para guias turísticos. A estrutura de segurança do mirante do cânion também foi reforçada.

Outras UCs, fechadas seguindo uma orientação da Coordenadoria da Defesa Civil, também podem receber novamente visitantes.

A única área que permanecerá inacessível até o fim do ano é a Cachoeira da Ponte de Pedra, já que a ponte que conecta ao local ainda necessita de reparos mais abrangentes.

“Nós fizemos a reforma usando a mão de obra do próprio parque e reutilizando a madeira da estrutura antiga do mirante para consertar os trajetos danificados. Ao todo, só tivemos que gastar em torno de R$ 250 com alguns materiais de construção para fazer a renovação”, afirma o chefe da Unidade de Conservação (UC), Juarez Bascoski.

OUTROS PARQUES – Em relação aos parques estaduais que foram fechados durante o feriado de Finados por motivo de segurança, em razão da previsão climática, apenas o Ibicatu, em Centenário do Sul, na região Norte, permanecerá fechado para reformas.

Serra da Baitaca (em Piraquara e Quatro Barras), Pico do Marumbi (Morretes, Piraquara e Quatro Barras), Salto São Francisco da Esperança (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo), Salto São João (Prudentópolis), Pico Paraná (Campina Grande do Sul e Antonina) e Vale do Codó (Jaguariaíva) já estão abertos novamente para o público.

Já os parques estaduais do Monge (Lapa) e Campinhos (Cerro Azul e Tunas do Paraná), que estavam abertos com algumas restrições, funcionam normalmente.

Da AEN

Deixe um comentário