Copel registra 77,4 mil unidades consumidoras aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia

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A nova frente fria que avança sobre o Paraná forma áreas de instabilidade, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos moderados nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste desde o início da madrugada. Esta condição climática é mais um desafio para as equipes da Copel que trabalham na recomposição da rede elétrica, já severamente danificada com a passagem do temporal que atingiu o Paraná na madrugada de quarta para quinta-feira.

Segundo o superintendente de Operação da Copel, Francis do Alencar Prado, o evento de quarta para quinta-feira já pode ser considerado o segundo maior em número de ocorrências e de consumidores desligados da história do Paraná, perdendo apenas para o ciclone bomba, que ocorreu em julho de 2020. “Remanejamos equipes de outras áreas e de outras regiões do Estado para ajudar nos trabalhos e nossa expectativa é de que até o final do domingo boa parte das cargas esteja restabelecida”, afirmou.

No momento, em todo o Paraná, a Copel registra 77,4 mil unidades consumidoras aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia. Destas, cerca de 36 mil unidades consumidoras estão nas regiões Oeste e Sudoeste, onde alguns municípios tiveram o fornecimento de energia quase totalmente interrompido, dentre eles, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste permanecem praticamente sem energia.

A Copel está com 215 equipes nas ruas desde a manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. No momento, há 2.800 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 40 alimentadores abertos, cerca de 140 postes quebrados e muitos cabos rompidos.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Da Assessoria Copel