Diário dos Campos, de Ponta Grossa, completa 114 anos

100

O jornal Diário dos Cam pos, o jornal mais antigo em circulação no Paraná, completou 114 anos de fundação nesta terça-feira. O primeiro exemplar circulou no 27 de abril de 1907, com o nome ‘O Progresso’, com circulação semanal. A partir de 1913 tornou-se diário e passou a se chamar Diário dos Campos. Foi criado por Jacob Holzmann, em uma época que a consolidação de um jornal imprenso local era si- nônimo de desenvolvimento.

Logo se tornou referência de informação e, ao longo de sua história, acompanhou as duas grandes guerras mundiais, a pandemia da Gripe Espanhola, a Guerra do Contestado, a chegada do homem a lua e, principalmente, testemunhou o cotidiano e a história de Ponta Grossa e dos Campos Gerais.

O Diário dos Campos, apesar da idade centenária, se renova a cada dia, tanto na linguagem como na forma de apresentar a notícia impressa. Acompanhou os novos tempos e foi um dos pioneiros a ingressar na era digital. Recentemente fez importantes investimentos na modernização dos seus produtos e da sua estrutura física, montando um estúdio moderno e com equipamentos de última geração. Não é a toa que o seu portal de notícias, o dcmais, adotou o slogan “Tradicionalmente Moderno”.

A história do jornal, chamado de DC pelos amigos, foi contada em livro pela jornalista Alessandra Perrinchelli Bucholdz e pelos historiadores Niltonci Batista Chaves e Fábio Maurício Holzmann Maia. Intitulado “Diário dos Campos: Memórias de um Jornal Centená- rio” foi editado em 2007. O livro lembra que durante a Primeira Guerra Mundial as informações chegavam à Redação por meio de agências de notícias, que despachavam os conteúdos por telégrafo. Hoje chegam pela internet.

PONTA GROSSA