Estado investirá R$ 15 milhões em projetos de Inteligência Artificial das empresas

0 43

Cada vez mais presente no mundo dos negócios, a Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias com maior impacto no mundo corporativo e na sociedade. Com o objetivo de incentivar o uso de IA nas empresas paranaenses, o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (9), durante a Expolondrina, o programa HUBX IA, que prevê apoio e incentivo de R$ 15 milhões, por meio da Fundação Araucária, para empresas que aderirem ao edital.

Ele é resultado de uma parceria também com Tecpar, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, e tem um conceito de hélice quádrupla de cooperação (governo, academia, empresas e sociedade civil organizada).

O HUBX IA disponibilizará recursos em fluxo contínuo por pelo menos cinco anos e, nesse período, as empresas poderão propor seus projetos em IA, que serão selecionados e acompanhados pelo programa. Os projetos terão fomento que pode variar de 40% a 60% do valor da proposta, e o restante será a contrapartida das empresas.

“Mais do que nunca percebemos a IA como uma tecnologia que ampliar o desenvolvimento econômico e social. Este programa é mais um ativo para aumento da competitividade do Estado do Paraná por meio da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

“No HUBX IA teremos como prioridade a aplicação de IA na indústria, no comércio e nos serviços e, mais especificamente, nas áreas do agronegócio, da saúde, da biotecnologia, das energias renováveis e das cidades inteligentes. Vamos contribuir, cada vez mais, para a formatação de um Estado moderno, inovador e referência em desenvolvimento sustentável”, enfatizou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Segundo Cristianne Cordeiro, uma das idealizadoras do programa e assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária, além de apoiar as empresas o HUBX IA também vai atrair novas conexões. “Ao verem o Paraná como grande ativo, mais empresas vão se interessar em se instalar no Estado. Esta iniciativa reforça que queremos atender as demandas das cadeias produtivas”, observou.

AEN

Deixe um comentário