Governança digital será destaque no XXI Congresso de Direito Administrativo

“O futuro do Direito Administrativo requer a transição célere para a governança pública digital, sustentável e não-adversarial, que priorize as políticas públicas cientificamente motivadas”. A afirmação é do professor Juarez Freitas, que será homenageado durante o XXI Congresso Paranaense de Direito Administrativo – “O Admirável Mundo Novo da Administração Pública: desafios para o Século XXI”. O evenco acontecerá entre os dias 14 e 18 de dezembro, no formato digital com transmissão ao vivo. Para ele, o Congresso, organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA, será fundamental para incentivar um profundo debate sobre a gestão pública contemporânea e a importância do Direito Administrativo nesse processo.

O professor Juarez Freitas fará a conferência de abertura do Congresso, no dia 14 de dezembro, e falará sobre “Inteligência artificial, serviços públicos digitais e o admirável mundo novo da Administração Pública”.  De acordo com ele, a regulação administrativa das novas tecnologias, especialmente das máquinas que aprendem, é crucial. “Temas como a explicabilidade da decisão administrativa robotizada, o desenviesamento dos algoritmos e a avaliação preditiva dos contratos públicos precisam ser incorporados à nossa agenda de transformação paradigmática para que a Administração Pública cumpra os desígnios, em tempo, de aprimorar a qualidade de vida das gerações presentes e futuras”.

INSCRIÇÕES – O XXI Congresso Paranaense de Direito Administrativo é direcionado aos profissionais ligados à Administração Pública federal, estadual e municipal, advogados, promotores, procuradores, servidores públicos, assessores jurídicos, professores, juízes e operadores do Direito de modo geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite https://congresso.ipda.net.br/. Nele é possível acessar a programação completa, detalhes dos painéis de palestras e informações sobre os palestrantes.

Os interessados podem se inscrever pelo aplicativo gratuito, disponível nas plataformas Android e IOS. Basta procurar por IPDA no Apple Store (https://apps.apple.com/us/app/ipda/id1476688208?l=pt&ls=1) e por IPDA.NET no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.ipda.app).

Também estão abertas as inscrições para o Concurso de Artigos Jurídicos e Comunicados Científicos.  Todos os detalhes e regras para envio dos trabalhos estão em https://congresso.ipda.net.br/. Comissões especiais avaliarão os trabalhos e os resultados serão divulgados no dia 18 de dezembro, no encerramento do evento.

Da Redação