Governo entrega kits de robótica a escolas de 16 municípios

2

Escolas estaduais de 16 municípios receberam nesta semana kits educacionais de robótica fornecidos pelo Governo do Estado. Na quinta-feira (23), houve a entrega para colégios de Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Manoel Ribas e São Pedro do Ivaí. Nesta sexta-feira (24) os materiais irão para Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul. 

No total, mais de 2,5 mil kits estão sendo entregues, dez para cada escola. Eles vão atender 257 colégios. O investimento é de R$ 9,1 milhões.  

A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, que oferece a alunos do ensino médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. 

“Daqui a 20 ou 30 anos haverá profissões que ainda nem foram inventadas e que, obrigatoriamente, vão passar pela tecnologia, pela robótica. Esse kit representa oportunidade, esperança, significa democratizar o acesso ao emprego lá na frente”, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva, que participou das entregas. 

Ele lembrou que poucas escolas particulares, sobretudo no Interior, oferecem o aprendizado de robótica a seus alunos, o que está sendo feito agora na Rede Estadual de Ensino. “Essa é a estratégia que tem sido construída pelo Governo. Foi isso que o governador Ratinho Junior pediu, que todos no Paraná tivessem a mesma oportunidade. E a oportunidade vem através da educação”, afirmou. 

FERRAMENTA PEDAGÓGICA – Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.  

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados site do Robótica Paraná

Incialmente, o programa vai atender cerca de 10 mil alunos, mas o chefe da Casa Civil informou que esse número que será ampliado em novas fases.  

O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas. 

“Os professores serão capacitados para poder dar aulas e usar ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos”, informou Silva. O treinamento dos professores será feito por técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs), que irão orientar como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. 

CÍVICO MILITARES – Nesta sexta, além dos kits de robótica, serão entregues uniformes para os alunos dos Colégios Cívico-Militares Tadashi Enomoto, Prefeito Carlos Massareto e Padre José Canalle, todos de Apucarana. São conjuntos com camiseta, abrigo e moleton e o fardamento completo, que conta com farda, calça-farda, jaqueta tactel e boina. 

Todos os alunos dos 197 colégios cívico-militares em funcionamento no Paraná estão recebendo uniformes. O investimento o Governo do Estado é de R$ 45,6 milhões.

PRESENÇAS – Acompanharam a entrega dos kits de robótica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Junior, Cristina Silvestri, Delegado Jacovós, Evandro Araújo e Soldado Adriano José; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí e prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo; e os prefeitos dos municípios com colégios contemplados pelo material. 

Da AEN