Governo incentiva municípios a formalizarem adesão aos ODS

3

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) fazem ação conjunta para incentivar os prefeitos a aderirem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. A ideia é obter dos prefeitos a assinatura do termo de adesão aos ODS e, dos municípios que já aderiram em gestões anteriores, a confirmação pelas administrações atuais. Em ofício é solicitada, ainda, a nomeação de um representante municipal para atuar na internalização e disseminação de informações.

“A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e suas vinculadas orientam seus trabalhos de acordo com os ODS e as populações das cidades têm muito a ganhar com esse alinhamento, também pelos 399 municípios do Estado”, diz o secretário da Pasta, João Carlos Ortega. São vinculadas à Secretaria a Cohapar, o Paranacidade, a Paraná Edificações e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

COMPARTILHAR – Após as indicações dos representantes são realizadas ações para sensibilizar, compartilhar e conhecer quais ações municipais, em andamento, estão vinculadas aos ODS. As atividades também vão verificar as inclusões nos Planos Plurianuais, identificar quais medidas já estão dirigidas a tornar as cidades sustentáveis e inclusivas, conhecer os principais indicadores sociais e possibilitar a inclusão de experiências no Banco de Boas Práticas vinculados aos ODS.

Os dados devem ser enviados para [email protected]. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3350 3360.

PARTICIPAÇÃO – No Paraná, a responsabilidade pela implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedes), em conjunto com o Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano.

Até dezembro de 2020 o Paraná contava com a participação de 359 municípios. A iniciativa atual acontece em decorrência de mudanças de gestão municipal, após as eleições do ano passado.

Da AEN