Obras da Sanepar vão ampliar em 25% produção de água em Ivaiporã

0 36

Terá início em março a obra que vai ampliar em 25% a capacidade de produção de água em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Com investimento de R$ 8,3 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) irá colocar em operação um novo poço e implantar dois novos reservatórios, entre outros equipamentos. O empreendimento traz melhoria para todo o sistema e beneficia diretamente a região do parque industrial da zona sul.  

A obra consiste na interligação do poço 4 ao sistema existente, cuja capacidade de produção é de 80 mil litros por hora. Também serão implantados dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade de armazenar 100 mil litros de água cada um,  três novas elevatórias e mais de 15 mil metros de tubulações, entre linhas de adutora e rede de distribuição.

Os detalhes da obra foram apresentados pela equipe da Sanepar, nesta quarta-feira (28), em reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. Serão contratados ao menos 80 profissionais do município para o início imediato da obra do sistema de abastecimento.

Nos últimos cinco anos, a Sanepar investiu mais de R$ 55 milhões em Ivaiporã, com a implantação da uma nova estação de tratamento de esgoto, um novo reservatório de água e uma estação de tratamento do lodo gerado no processo de tratamento de água. A implantação da unidade de tratamento do lodo significou aumento de produção de água e melhoria da eficiência operacional do sistema de tratamento

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, comemorou a solução apresentada pela Sanepar para o saneamento na cidade, em especial a obra que vai gerar empregos e aumentar a disponibilidade de água potável. Ele também destacou as obras futuras para ampliar o atendimento da população com rede coletora de esgoto. “A gente consegue ver o trabalho da Sanepar e o Governo sempre investindo em melhoria em qualidade tanto de água quanto de esgoto”, observou.

Segundo o prefeito, no serviço de esgotamento sanitário, há um salto de atendimento desde 2019, chegando a 80% nos próximos anos. “É realmente um avanço grande em nossa cidade”, ressaltou.

Nos próximos anos, serão viabilizadas obras de ampliação de mais 60 mil metros de rede coletora de esgoto. Já está em licitação a obra que irá atender o Jardim Aeroporto, com 14 mil metros de rede.

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi destacou os grandes investimentos direcionados para Ivaiporã. “Temos aqui um contrato com muitas metas. E estamos trabalhando, dentro do que nos pede o governador, para antecipar a meta do marco legal do saneamento, que é de 90% de cobertura com serviço de esgoto até 2033”, explicou.

Deixe um comentário