Paraná é destaque em premiação da Secretaria Nacional de Trânsito

0 454

O Paraná foi destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Senatran 2023, no dia 13, no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O Estado levou três prêmios – dois para o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e um para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O município de Londrina também foi contemplado por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU).

Em sua 22ª edição, a iniciativa do Ministério dos Transportes estimula o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do trânsito, para que as instituições realizem ações que cooperem por um trânsito mais seguro, civilizado e humano, resultando na redução do número de acidentes, feridos e mortes nas vias do país.

O Detran-PR e o DER/PR receberam o primeiro lugar na Categoria I – Pnatrans, que se refere à ações de governança e execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O Departamento de Trânsito também foi o primeiro na Categoria II, aprimoramento do Renaest (Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito).

“É com muita alegria que nós do Detran Paraná, recebemos o Prêmio Senatran 2023, que tem foco em privilegiar as iniciativas, as boas práticas na política de trânsito. Para nós, reflete uma maturidade, uma atenção de toda a nossa equipe do Detra e, também, do Estado”, disse diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

“É desta forma que nós temos que caminhar para alcançar os objetivos de redução de mortes e de respeito à vida, de respeito às pessoas”, acrescentou.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Em Brasília, o Detran-PR também participou da abertura do Programa Rodovida. O intuito é tornar as estradas do país mais seguras durante os feriados de final de ano, férias escolares e Carnaval, com intensificação da fiscalização, com a integração entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais para prevenir acidentes e conscientizar os condutores.

Estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 897, em março de 2022, é constituído pelo conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, afirmou durante a abertura do evento que o Programa está alinhado com todos os propósitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“No Estado do Paraná, estamos plenamente engajados para construirmos uma solução conjunta, sensibilizando a sociedade. O trânsito visto hoje como uma responsabilidade de todos nós, um ambiente de cooperação, um ambiente de sensibilização, se conseguirmos tocar nisso, neste formato, com todos que operam no sistema trânsito, conseguiremos resultados importantes. O desafio é grande, mas a soma das estruturas, com o mesmo foco, tem uma força muito maior do que propriamente o desafio”.

Da AEN

CURITIBA

Deixe um comentário