Paraná lança novo programa de Residência Técnica em Gestão em Turismo

18

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (08) o processo de seleção para 21 residentes técnicos na área de Gestão em Turismo. O objetivo é contribuir para a melhoria e fomento dos serviços turísticos ofertados para a população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no setor.

A iniciativa é desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com o departamento de Turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Paraná Turismo.

Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio-transporte, pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para janeiro de 2022.

Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Poder Executivo estadual, localizados em Curitiba e em outras 13 cidades do Interior. Para se inscrever CLIQUE AQUI.

A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, destaca a série de Residências Técnicas desenvolvidas pelo Governo. “O Programa tem fomentado o aperfeiçoamento prático e teórico de profissionais recém-formados em diversas áreas do conhecimento. Com isso, queremos agregar novas potencialidades ao setor governamental impactando diretamente na qualidade e prestação de serviços”, afirmou.

Atualmente, os programas de Restec contam com 764 residentes ativos nos cursos de pós-graduação de Gestão Pública; Engenharia e Gestão Ambiental; Engenharia e Obras Públicas; e Economia Rural.

Segundo o coordenador da residência e professor do Departamento de Turismo da Unicentro, Ronaldo Ferreira Maganhotto, a Residência surgiu de uma demanda da Paraná Turismo para fortalecer o setor no período pós-pandemia. O programa possui um caráter interdisciplinar, integrando teoria e prática nos escritórios regionais do Governo do Estado. “Nossa meta é formar profissionais capazes de atuar na gestão, organização e promoção das regiões turísticas do Paraná”, destaca.

A residência será ofertada para profissionais de várias áreas do conhecimento: Turismo, Hotelaria; Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Jornalismo, Comunicação Institucional, Publicidade e Propaganda e Comunicação Organizacional.

ATIVIDADES – Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse, conforme especificadas no edital, no período de setembro de 2018 a setembro de 2021.

A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada, majoritariamente, em ambiente digital.

Da AEN