Projeto Caixa d´Água Boa conquista prêmio de Desenvolvimento Sustentável

7

O projeto Caixa d´Água Boa, do Governo do Estado, conquistou nesta quinta-feira (25) o prêmio ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, do Sesi. O anúncio foi feito durante o Congresso ODS 2021.

A premiação reconhece o sucesso da iniciativa que já atendeu 4 mil famílias em 143 municípios paranaenses. Apenas neste ano, 1,8 mil famílias, de 64 cidades, foram alcançadas pelo projeto, que disponibiliza uma caixa d’água e um kit de instalação para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que coordena o projeto através do Programa Nossa Gente Paraná em parceria com a Sanepar, oferece subsídio financeiro de R$ 1 mil para viabilizar a instalação e também o treinamento para executá-la.

“Ser premiado por uma instituição conceituada como o Sesi é uma distinção que merece ser ressaltada. Especialmente pela repercussão altamente positiva que se alcança. O Caixa d´Àgua Boa já atendeu a mais de 4 mil famílias desde a sua implantação. Seu alcance social é extraordinário por atender pessoas em condições de vulnerabilidade social”, destacou o secretário da Justiça, Ney Leprevost.

Ela parabenizou a equipe que atua no projeto, ressaltando que ela trabalha comprometida com o ideal de oferecer uma melhor qualidade de vida aos beneficiados.

PÚBLICO-ALVO – Para participar do programa Caixa d’Água Boa, as famílias precisam atender cumulativamente os seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.

Tamara Zázera Rezende, coordenadora do Nossa Gente, destaca que o projeto garante o atendimento das famílias que são o público-alvo do programa. “Nós trabalhamos para apoiar as famílias mais vulneráveis do Estado a terem uma melhoria em sua qualidade de vida, que abrange não apenas a renda, como também o acesso a direitos básicos, como o saneamento”, disse. “Nesses últimos anos em que o Paraná vem sofrendo uma grave estiagem, o projeto colaborou para aumentar o índice de famílias com caixas d’água, evitando sobrecarga no sistema de distribuição, o que tem reflexos para toda a sociedade”.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca a importância do Caixa d’Água Boa e a parceria com o Governo e com os municípios. “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse programa consegue melhorar a vida das famílias, e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria”, afirmou.

PRÊMIO ODS – A iniciativa, promovida anualmente, é o reconhecimento do Sesi a indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que atuam em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná.

Esta é a segunda vez que um projeto da Sejuf é reconhecido pelo Sesi com o prêmio ODS. A primeira conquista foi em 2019 com o projeto Renda Agricultor.

A premiação acontece na semana em que o governador Ratinho Junior anunciou o programa Paraná Solidário, o maior pacote social do Brasil para atender pessoas em extrema vulnerabilidade e proporcionar o mínimo de qualidade de vida e ser feliz.

Da AEN