Blinken defende parceria regional para reduzir desmatamento na Amazônia

1
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, defendeu hoje em discurso na Colômbia a criação de uma parceria regional para reduzir o desmatamento na Amazônia. Ele notou que, ao conservar suas florestas, a Colômbia promove uma agricultura mais sustentável e colabora contra a crise climática. “Nos próximos dia iremos expandir esses esforços, bem como trabalhar para desenvolver uma nova parceria regional especificamente focada em lidar com o desmatamento motivado por commodities na Amazônia”, declarou.

Blinken disse que o esforço conjunto pode fornecer informações a companhias “de modo que elas possam reduzir sua dependência do desmatamento”. Ele comentou que os EUA pretendem dar assistência financeira para ajudar a gerenciar zonas protegidas e territórios indígenas, bem como dar escala a práticas agrícolas com baixa emissão de carbono para fazendeiros da região amazônica. O secretário projetou que a nova parceria ajudará a evitar a emissão de até 19 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, além de capturar outras 52 toneladas de carbono. “E nós estimamos que isso salvará – salvará – mais de 45 mil hectares de floresta”, ressaltou.

O discurso de Blinken foi feito no Jardim Botânico de Bogotá, durante um giro por alguns países da região, que não inclui o Brasil.