Emirados Árabes Unidos pede suspensão de votação no Conselho da ONU sobre Israel-Hamas

0 48

A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) foi interrompida minutos após ter início na sede do órgão, em Nova York, no início da noite desta segunda-feira, 16. Os Emirados Árabes Unidos solicitaram a suspensão da votação sobre o projeto de resolução sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas.

A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos pediu mais tempo para que os embaixadores pudessem ter consultas a portas fechadas antes da votação. Qualquer país membro do Conselho pode solicitar a suspensão.

Neste momento, as delegações estão debatendo o tema, em reunião fechada à imprensa. Há dois projetos na mesa. Um sugerido pelo Brasil e outro pela Rússia. Segundo fontes, a presidência brasileira colheu sugestões de linguagens de outros membros para propor um projeto de resolução. Ambos serão votados conjuntamente.

São necessários ao menos nove votos, considerando o total de 15 países que formam o CSNU, para que o projeto de resolução seja aprovado. Além disso, não pode ser vetado por nenhum dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Rússia.

O fim de semana foi de negociações entre os embaixadores para chegar a um consenso. Sem conclusão, uma nova reunião foi agendada para hoje.

Deixe um comentário