EUA: Pence deve ir à posse de Biden no dia 20
Na última semana, antes de ter sua conta no Twitter suspensa pela rede social, Trump afirmou que não iria à cerimônia. Seria apenas a quarta vez na história dos Estados Unidos que um presidente não estaria na transmissão de cargo para seu sucessor, e a primeira vez em mais de 150 anos em que isso aconteceria. Biden já afirmou que Pence, por sua vez, seria bem-vindo.
Trump tem sustentado que a transição de governo para Biden ocorrerá de forma “ordenada”, mas que a eleição que escolheu o democrata como seu sucessor foi fraudada – ele não apresenta provas de que isso teria ocorrido. Na quarta (6), apoiadores do republicano invadiram o Capitólio durante a sessão em que seriam confirmados os votos do Colégio Eleitoral que atestaram a vitória de Biden.
Apesar da invasão, a votação foi retomada horas depois e o resultado eleitoral, confirmado. O episódio ajudou a aumentar o estremecimento entre Trump e Pence: o presidente e seus apoiadores esperavam que o vice, que presidiu a sessão da quarta-feira, bloqueasse o reconhecimento da vitória do adversário, o que não ocorreu.