Fauci, após suspensão da J&J: Não podemos parar vacinação por coisas mínimas

0
O epidemiologista Anthony Fauci, assessor médico chefe do presidente americano, Joe Biden, minimizou nesta terça-feira o pedido de suspensão da vacina da covid-19 da Johnson & Johnson. A solicitação foi feita nesta terça-feira, 13, pelo FDA, a agência reguladora americana, e pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) após relatos de casos de trombose com uso do imunizante. “Não podemos parar a vacinação por coisas mínimas, que muito provavelmente não têm a ver com a vacina”, disse Fauci, em coletiva de imprensa.

Pela manhã, a J&J emitiu nota chamando os casos de coágulos de sangue de “extremamente raros” em pessoas que receberam o profilático. Com mais de 6,8 milhões de doses aplicadas, apenas seis pessoas relataram a possível complicação.

Ainda assim, o coordenador da resposta da Casa Branca ao coronavírus, Jeff Zients, na mesma coletiva, chamou o trabalho da FDA de “fantástico” e garantiu o ritmo de imunização contra a covid-19 nos EUA será mantido, apesar da suspensão temporária do uso das vacinas da J&J.