Fazenda da Esperança completa 21 anos e vai inaugurar nova capela

79

A Fazenda da Esperança celebra 21 anos de fundação em Toledo. A comunidade terapêutica que atende pessoas em recuperação fez diversos motivos para comemorar: mais de dois mil homens foram atendidos. A missão de fazer com que pessoas encontrem uma nova vida longe dos vícios é movida pela espiritualidade, trabalho e vida comunitária.

Está em processo de conclusão a capela da comunidade. O arcebispo, dom Anuar Bastiti, comenta que a estrutura envolve um importante pila da Fazenda da Esperança que é a espiritualidade. Dom Anuar destaca com a nova estrutura será possível realizar todas as celebrações no espaço, pois será amplo com capacidade para 300 pessoas, além disso, será a aberta a comunidade com a realização de missas as domingos.

“Atualmente, temos que realizar as missas semanais para os acolhidos no refeitório ou em um quiosque – quando o tempo permite. Com a nova capela passaremos a realizar as celebrações lá. A inauguração deve acontecer no dia 20, véspera do dia do padroeiro de nossa diocese –  Cristo Rei que é no dia 21 de novembro. Nessa missa queremos contar com a presença de dom João”, comenta o arcebispo.

RECUPERAÇÃO – Dom Anuar pontua que dentro da fazenda a capela é um dos pilares que é a espiritualidade, os outros envolve o trabalho e a vida comunitária. Ele explica que, atualmente, a entidade terapêutica conta com 60 acolhidos que vivem pequenos grupos – 20 a 25 em cada casa – que conta com um líder para que possam conviver em comunidade, ter liderança, seguir o regime disciplinar

“Os três primeiros meses são os mais difíceis, envolvem a abstinência e perseverança. Aqueles que completam o período de 12 meses na Fazenda da Esperança, consideramos recuperados – 80% deles”, declara o arcebispo ao destacar que cada um deles têm os desafios, a história de vida e que a fé, a espiritualidade e a oração são importantes no processo de recuperação.

COMUNIDADE TERAPÊUTICA – A Fazenda Boa Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o trabalho como processo pedagógico; a convivência em família; e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

O número de comunidades no mundo já ultrapassou uma centena de unidades estruturadas em países da Ásia, África, América e Europa, sob contínuo crescimento devido a globalização dos graves problemas sociais que assolam a humanidade. As pessoas que se identificam com o carisma da Fazenda podem encontrar sua vocação na Igreja fazendo parte da Família da Esperança – uma Associação Privada de Fiéis, de caráter internacional, reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos, cuja missão é levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro, conforme as palavras do Papa Bento XVI.

Da Redação

TOLEDO