A Crise Hídrica na Região de Curitiba foi a grande preocupação da comissão

A crise hídrica que afeta o Paraná e, em especial, a Região Metropolitana de Curitiba foi o tema principal dos debates realizados pelos deputados que integram a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná.

Presidida pelo deputado Goura (PDT), a Comissão realizou um ciclo de debates sobre os principais reservatórios que abastecem a população de Curitiba e Região Metropolitana, que vem sofrendo com um rodízio no abastecimento em razão dos baixos volumes desses reservatórios. Segundo a Sanepar, os reservatórios que abastecem a Capital estão, atualmente, com aproximadamente 40% da sua capacidade. Mas esse percentual já foi bem menor, o que obrigou a empresa a adotar um sistema de rodízio no fornecimento desde março de 2020. A normalidade no fornecimento, segundo a empresa, só deverá retornar quando os reservatórios atingirem 60% da capacidade.

Durante esses encontros, realizados de forma on-line, foi possível ouvir dos representantes do Governo do Estado, dos municípios dos entornos das represas, do Instituto Água e Terra, da Sanepar, e universidades e outras entidades que atuam na área do meio ambiente a real situação dos principais reservatórios e o que está sendo realizado para amenizar os impactos para a população e obras para aumentar a capacidade do fornecimento de água no estado.

Como medida emergencial, a Sanepar realizou a captação de água no reservatório da Pedreira Orleans, em Campo Magro. O local recebeu a visita do presidente da Comissão em 15 de julho.

Ao todo, durante o segundo semestre de 2020, a Comissão realizou seis audiências públicas por meio de videoconferência, em razão das medidas de distanciamento impostas pela pandemia do coronavírus.

Projetos – A Comissão também foi responsável pela análise de 4 projetos de lei e 2 projetos de lei complementar. A discussão sobre essas matérias ocorreu durante a sessão plenária, visto que conforme Resolução da Mesa Executiva a realização de reuniões das Comissões foi suspensa.

Os deputados que compõem a Comissão também foram responsáveis pela elaboração de 27 ofícios e 17 requerimentos apresentados durante a sessão plenária destinados às Secretarias e demais órgãos do Governo do Estado.

Além do deputado Goura, a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais é composta pelos deputados Evandro Araújo (PSC), Alexandre Curi (PSB), Delegado Fernando Martins (PSL), Delegado Recalcatti (PSB), Gugu Bueno (PL) e Tadeu Veneri (PT).

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *