Ações no Rio contra aglomerações impedem saidas de barco e interditam 27 locais
Ao todo, 63 barcos já foram fiscalizados e tiveram eventos cancelados, e sete deles foram impedidos de sair na Marina da Glória e um no Quadrado da Urca, com todos os passageiros tendo de desembarcar.
Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fez até a madrugada de terça-feira, 27 interdições e aplicou 54 infrações sanitárias em estabelecimentos por aglomeração e descumprimento de outras medidas de proteção à vida, além de falta de alvará.
Somente nos locais de eventos, foram 10 apreensões de equipamentos de som, e outras duas de bebidas diversas. Junto com a Guarda Municipal e o Instituto de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, as ações foram realizadas na Lapa e no Leblon, na zona sul, e no Centro da cidade.
Na ação noturna, foram confiscados 27 kg de mercadorias de vendedores ambulantes na Lapa, Leblon e Pedra do Sal. Desde o dia 12, foram fiscalizados mais de 100 ambulantes, com 18 multados e 943 itens apreendidos, principalmente bebidas em garrafas de vidro.
A Guarda Municipal do Rio registrou 4.484 ações diversas de fiscalização, ocorrências e auxílios realizados pelas forças tarefas regionais que atuam em toda a cidade entre a manhã de sexta-feira, dia 12, e a noite de segunda-feira, dia 15.
Ao todo, foram 795 ocorrências diversas, sendo 296 relacionadas à fiscalização sanitária, com 97 notificações aplicadas; 244 auxílios, 91 deles prestados a órgãos municipais, 87 no atendimento ao público em geral, 16 em apoio a turistas nacionais e estrangeiros e 50 apoios a outros órgãos, entre eles a Capitania dos Portos e a Polícia Militar.
As equipes ainda realizaram 34 ações audiovisuais de conscientização, transmitindo mensagens sonoras sobre a Covid-19 em variados pontos do Rio.
Ao todo, o esquema operacional conta com cerca de 500 guardas municipais por dia e o apoio de 36 veículos e 32 rádios de comunicação, além de smartphones, para agilizar o contato entre as equipes.
Com a ação, a Guarda Municipal espera que outros eventos e festas sejam cancelados, porque a fiscalização continuará sendo realizada diariamente no mar pelas equipes de operações marítimas.