Anatel atualiza o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações

3

Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert) ganhou uma nova versão. Revisado anualmente, o documento – elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2019 – apresenta um diagnóstico do atendimento com banda larga no País, a fim de possibilitar que a Agência identifique se existe infraestrutura capaz de atender as demandas em cada região, para permitir a adoção de ações efetivas de qualidade, de ampliação do acesso, de disponibilização de espectro e de estímulo à competição.

Além do diagnóstico descritivo do conjunto de infraestrutura de telecomunicações, o Pert aponta as lacunas nas redes de transporte e de acesso em todo o País, apresenta a relação de projetos de investimentos capazes de suprir as deficiências identificadas no diagnóstico e apresenta as possíveis fontes de financiamentos a serem utilizadas pelo Poder Público para a execução desses projetos.

A atual edição do Pert apresenta um panorama atualizado das telecomunicações no Brasil, com dados do último trimestre de 2020. O documento está estruturado em oito capítulos e aborda aspectos como o diagnóstico das redes, aspectos competitivos na prestação dos serviços de telecomunicações para acesso à banda larga, mercado potencial dos acessos à internet em banda larga, projeção de acessos dos serviços fixos e móveis até 2030, proposta de projetos que visam preencher as lacunas identificadas para a ampliação do acesso à banda larga e identificação de possíveis fontes de financiamento para a realização desses projetos.

Para mais informações sobre o Pert, acesse https://www.gov.br/anatel/pt-br/dados/infraestrutura/pert-1 .

Da Assessoria