Assuinoeste completa 46 anos de atuação e terá nova sede

32

A Associação dos Criadores de Suínos do Oeste do Paraná (Assuinoeste) tem representatividade no setor. Completar 46 anos de fundação mostra a força da entidade e enaltece a importância de batalhar para que o segmento atue com excelência e ajude a conquistar o mercado externo. Durante as festividades o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, declarou que o poder público irá doar uma área para a construção da nova sede da Associação.

O evento ocorrido na noite de sábado (20) foi organizado pela Associação. A presidente da Assuinoeste, Geni Bamberg – primeira mulher a ocupar esse cargo – agradeceu os integrantes e o parceiros da entidade. “Vivemos este momento com muita gratidão. Como é bom podermos confraternizar e divulgarmos a carne suína. Todos têm uma importância ao setor. Enfrentamos desafios no decorrer da organização”.

Segundo a presidente, diante das conquistas do setor é preciso estreitar ainda mais os laços de amizade e fortalecer as parcerias. “Vivemos uma crise hídrica há tempos; diante disso fica mais evidente a importância das parcerias. Nós precisamos de apoio e conhecimento. Como gestora, tenho buscado conhecimento para fazer uma gestão eficiente e inteligente. Hoje, só temos a agradecer”.

SETOR DE REPRESENTATIVIDADE – O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, também salientou a importância do setor. “Os trabalhos dos suinocultores e, principalmente, quem produz suínos em Toledo tem sido naturalmente um marco para a suinocultura mundial. Tudo aquilo que, economicamente se faz do ponto de vista da produção, é importante para compor a economia de Toledo. Os desafios tecnológicos, no momento, envolvem aumentar a produção”.

Lunitti pontou que os projetos experimentais voltados ao uso de biodigestores -para fazer a captação dos dejetos e produzir energia – já estão em andamento. “Os números são sabidos. Nós podemos melhorar cada vez mais em relação ao desempenho produtivo, por isso o investimento, como em estrada rural, isso é necessário”, pontou ao destacar que é preciso acompanhar e celebrar o que a produção representa para o município.

NOVA SEDE –  O prefeito salientou que a suinocultura é responsável por aproximadamente 30% do que o agronegócio produz no município – um dos segmentos que mais geram renda a Toledo. Ele declarou que o poder público se comprometeu em doar uma área para a construção da nova sede da Assuinoeste. O terreno está localizado na região próxima à sede do Sindicato Rural de Toledo. “Nessa área devem ficar alguns órgãos ligados à agropecuária, inclusive a sede da Avipar”, conclui.

Da Redação

TOLEDO