Black Friday: comércio tem boas expectativas com as vendas

5

Muita gente espera até novembro para comprar o tão sonhado aparelho eletrônico, o eletrodoméstico, fechar o pacote de viagem, adquirir os presentes de fim. É uma infinidade de opções, de itens, de produtos que entram na promoção devido a Black Friday.

Tudo começou nos Estados Unidos. Foi no ano de 1869 a primeira vez que o termo foi usado. O fato ocorreu quando dois especuladores tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. O termo ‘Black Friday’ se referia a crise na Bolsa. Com o passar dos anos ele tomou outra conotação e passou a significar ‘voltar ao azul’.

Os comerciantes conseguiram trazer uma noção positiva e ela representava o retorno dos lucros, contudo, não existem evidências históricas que comprovem isso. A data passou a ser conhecida mundial e só se tornou o maior dia de compras do ano a partir de 2001.

Com o ‘esquenta black’ e outras estratégias de vendas, o comércio local também espera fomentar o mercado com a data. “Temos uma grande expectativa para as vendas nesta Black Friday”, afirma a diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Franciele Rezzadori de Souza.

ESTRATÉGIAS DE VENDAS – Conforme a diretora de Comércio, a ideia é aproveitar a data para promover a movimentação do setor, estreitar as conversas com a clientela e fomentar as vendas. Ela destaca que com um estabelecimento comercial atrativo é possível incentivar que as pessoas tenham mais interesse pelas compras.

Franciele explica que os trabalhos iniciam muito antes da Black Friday, pois exige organização e planejamento dos empreendedores. “Preparamos uma campanha de mídia e institucional que teve início dia 23 e segue até o a data de 30 de novembro. A expectativa é que possamos chegar ao crescimento de 4% para podemos acompanhar o varejo”, cita ao reforçar a importância do mercado local atingir essa meta.

A diretora de Comércio da Acit destaca que os empreendedores precisam estar atentos e praticarem promoções válidas. “O conceito de promoção válida é que ela seja real, sem aumentar o preço do produto para refletir na margem de lucro. A promoção tem que valer a pena para o comerciante e para o cliente. O ideal é negociar com empresa, buscar isso com os fornecedores para que todos ganhem”, enfatiza.

APRECIAR O COMÉRCIO LOCAL – Franciele pontua que a expectativa só será atingida se a população fazer as compras no comércio de Toledo. Ela cita que todos as medidas previstas nos protocolos de segurança estão sendo tomadas pelos empreendedores, por isso, faz o alerta para que todos usem máscara.

“A Acit e a Prefeitura preparam algo lindo para o fim de ano. Esperamos que todos possam entrar nesse clima natalino, enfeitem suas casas e façam as compras da Black Friday, do Natal, do fim de ano em nosso comércio local”, enfatiza a diretora de Comércio da Acit.

Da Redação

TOLEDO