Com 100% da safra implantada, lavouras apresentam boas condições

14

As chuvas do mês de outubro contribuíram para a implantação da safra 21/2022 na região Oeste. O plantio do milho 1ª safra e da soja ganhou ritmo durante o mês. As culturas estão com 100% da área plantada na Regional de Toledo.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na Regional de Toledo a área do milho foi atualizada para 4 mil hectares com uma produção estimada de 36.400.

“As chuvas de outubro foi muito favoráveis para a implantação dessa cultura e toda a área apresenta boas condições e está na fase de desenvolvimento vegetativo”, comenta a engenheira agrônoma e técnica do Deral no Núcleo da Seab de Toledo, Jean Marie Ferrarini.

A cultura da soja também está 100% implantada. Nesta safra, a área total é de 488.700 hectares e a produção estimada é de 1.857.060. “Todas as regiões apresentam boas condições: 40% está em fase de germinação e 60% em fase de desenvolvimento”, cita Jean Marie ao pontuar que, ao contrário do ano passado, não houve atraso no plantio do grão.

“As chuvas deste mês foram importantes para trazer umidade e favorecer a semeadura ainda no início de outubro. Agora esperamos que o clima colabore para o bom desenvolvimento das culturas”.

ATUALIZAÇÃO – Segundo informações do Boletim Semanal do Deral, divulgado na última quinta-feira (28), aponta que a produção de soja no estado poderá atingir 20,8 milhões de toneladas. Se confirmada, esta produção será 6% maior que a safra anterior. Já a área plantada é estimada em 5,6 milhões de hectares, praticamente igual à da safra anterior.

O plantio evolui de forma consistente e, nesta semana, chegou a 60% da área total do Estado. Nos últimos quatro anos, o aumento médio do preço da saca de 60 kg de soja – preço recebido pelo produtor – foi de 28,41%. Enquanto, no mesmo período, os custos variáveis de produção aumentaram, em média, apenas 3,8%. A margem de lucro bruta em 2018 era de 97% Já em 2021 saltou para 286%. Isso quer dizer que a cada real investido retorna-se quase R$ 3 para o produtor. Do ponto de vista econômico, há poucas atividades que consigam tamanha rentabilidade, com exceção de serviços.

A primeira safra de milho 21/2022 tem seu plantio praticamente encerrado nesta semana e chegou a 93% da área total estimada de 423 mil hectares. A expectativa de produção é de 4,1 milhões de toneladas. Os preços do cereal no Paraná continuam firmes e o preço recebido pela saca de 60 kg pelo produtor na última semana é superior a R$ 83, 38% maior que no fechamento de outubro de 2020.

Nos últimos 90 dias, observou-se uma queda constante nos preços. Entretanto, a tendência ainda é que os valores mantenham-se em patamares elevados, pois o dólar continua alto, a demanda pelo cereal continua aquecida e a produção nacional ainda tem certo grau de incerteza.

Da Redação

TOLEDO