Conab inicia esta semana “Crop Tour” da produtividade de milho segunda safra

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, na segunda-feira (7), a coleta de informações sobre a produtividade do milho segunda safra. A ação ocorre nas principais regiões produtoras do país e tem como objetivo avaliar as condições das lavouras em cada estado. O “Crop Tour” do milho conta com a participação de colaboradores e empresas parceiras. Esta é a primeira vez que essa operação é executada nas lavouras de milho por técnicos da Companhia.

Até o próximo mês de julho o grupo vai percorrer centenas de pontos, de vários roteiros diferentes, no período que antecede a colheita, quando a cultura ainda está na fase de enchimento dos grãos e de maturação.

Durante as visitas às lavouras, os empregados da Companhia, seguindo medidas oficiais de proteção contra o coronavírus, percorrerão milhares de quilômetros nos estados produtores de milho segunda safra: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Durante a execução do trabalho, os técnicos irão contar o número de plantas por metro, medir o espaçamento entre linhas de plantio, além de colher e medir algumas espigas, contar o número de fileiras e de grãos por fileira e analisar as condições das lavouras, estimando, assim, a produtividade daquele local. A partir dos dados amostrais coletados serão realizados cálculos e procedimentos estatísticos, a fim de estimar a produtividade estadual.

Com esta ferramenta, a Conab reforça o estudo de levantamento e avaliação de safras, que conta também com o apoio de cerca de 80 técnicos, além de mais de mil informantes em todo o país. O próximo levantamento de safra de milho, juntamente com outras culturas, será divulgado no site da Companhia nesta quinta-feira (10).

Da Assessoria