Coofamel se prepara para exportar por conta própria

A Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), se prepara para atuar com exportações por conta própria. Para isso, participa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), o oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O curso visa a preparação para o processo de exportação de forma planejada e segura.

As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e, por tal motivo é necessária a capacitação, segundo o presidente da Coofamel, Antônio Schneider.

 A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Com vistas ao mercado externo, os participantes do Peiex pela Coofamel, conhecem sobre legalidade, incentivos, países compradores, processo portuário e outros detalhes. É algo novo, segundo Antônio Schneider, mas deve gerar economia e, consequentemente, maior rentabilidade.

O presidente da cooperativa também observa que com os procedimentos próprios haverá mais liberdade para escolher os países para onde exportar, além de acessar incentivos governamentais. Atualmente a exportação do mel da Coofamel é feita por uma empresa de São Paulo.

SANTA HELENA