Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência em mais dez cidades do Sul do País

0 12

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (23), a situação de emergência em mais 10 cidades da região Sul atingidas por desastres naturais. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.

Dos municípios que obtiveram o reconhecimento federal, seis enfrentam a estiagem. São eles: Nova Aurora, no Paraná, Santa Cecília do Sul, no Rio Grande do Sul, e Catanduvas, Urupema, Rio Rufino e Içara, em Santa Catarina.

Afetadas por chuva de granizo, as cidades de Formosa do Oeste e Juranda, no Paraná, também tiveram a situação de emergência reconhecida.

Já no Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos obteve o reconhecimento federal devido a um vendaval, enquanto Arroio do Meio entrou na lista devido ao aumento na quantidade de mosquitos Aedes aegypti, transmissores de doenças como, por exemplo, a dengue.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.

Assessoria de Comunicação Social 

Deixe um comentário