Dia Nacional do Idoso: APA destaca cuidados com os moradores

187

Na data de 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A Associação Promocional e Assistencial de Toledo Lar dos Idosos (APA) é uma entidade comprometida e preocupada em acolher esse público e também teve que se adequar para melhor atender os moradores e proporcionar qualidade de vida neste período de pandemia.

Conforme a coordenadora da APA, Ester Rossol, a entidade ainda convive com diversas restrições. Ela enfatiza que é preciso cuidar dos idosos, pois estão no grupo de risco e, por isso, é importante que toda a rede de apoio esteja ciente e comprometida.

“Devido ao surgimento de novos casos, novamente, foi preciso proibir as visitas. Acompanhamos surtos em outros lares e achamos conveniente e mais uma forma de evitarmos o contágio restringir as visitas, pois já estávamos retomando”, cita a coordenadora ao comentar que até o momento a entidade não registrou nenhuma intercorrência mais grave em relação a doença.

Para superar este momento de distanciamento a APA continua contando com o apoio da tecnologia. Ester relata que com o intuito de amenizar a saudade de manter os vínculos familiares são realizadas com frequência chamadas de vídeo, encaminhamento de áudios e fotografias e feitas ligações telefônicas para que as famílias saibam com os idosos estão e para que os moradores tenham a certeza de que este momento difícil irá passar.

“Em datas comemorativas e em casos excepcionais fazemos a ‘cortina do abraço’ e encontros no jardim, todos com o uso de equipamentos de proteção para evitar o contágio”, explica a coordenadora.

CUIDADOS COM A SAÚDE – Outra medida preventiva é a realização do teste de PCR. Todas as semanas os moradores e os colaboradores fazem o teste, além disso, todos os cuidados com a higienização e cumprimento das regras previstas na normativa nº 41. Os idosos que já estão com a idade prevista e tomaram a vacina faz mais de seis meses já receberam a 3ª dose do reforço.

“Todos estão bem. Caso o idoso precise de um atendimento externo ao Lar como consulta ou internamente, ao retornar ficam em isolamento social e sendo observados e acompanhados pela equipe não havendo nenhuma reação após sete dias retornam a convivência social com os demais idosos”, esclarece.

CELEBRAÇÃO – No Dia Nacional do Idoso, a entidade não teve nenhuma programação diferenciada. “Teremos algo no Dia Internacional da Pessoa Idosa. Nesta data temos a previsão de realizarmos um almoço especial; celebração religiosa; atividade de recreação e lanche especial, seguindo todas as orientações e os cuidados com relação a pandemia e somente com os idosos residentes e os funcionários. Também estamos vendo a possibilidade de uma live de música”, conclui.

Da Redação

TOLEDO