Evento propõe reencontro com infância dos professores para transformar educação 

0 335

Com o tema “Encontros e Reencontros”, o Summit Educação 2023 realizado pelo Sicredi convidou os mais de 600 participantes a uma viagem nostálgica e de reflexões para o presente e futuro da educação

Brincar de amarelinha, pular na piscina de bolinhas ou observar pássaros de origami no teto. Com essas atividades tão comuns do universo infantil, o Summit Educação 2023, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR), convidou educadores e convidados a participarem de uma verdadeira imersão. Uma viagem nostálgica pela criança interior de cada um, com objetivo de fomentar reflexões e transformações para o presente e o futuro da educação.

Com o tema “Encontros e Reencontros“, o Summit Educação reuniu mais de 600 pessoas de diferentes municípios do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No público, estavam professores e gestores municipais parceiros do Programa A União Faz a Vida (PUFV) e profissionais que atuam na área por meio de programas de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Em 2023, o evento, que até então era mais focado em atividades ligadas ao Programa A União Faz a Vida – PUFV, tornou-se mais abrangente, contemplando outros dois programas educacionais: Cooperativas Escolares e Jornada da Educação Financeira nas Escolas, incentivando a reflexão multidisciplinar e integral de crianças e adolescentes. “Acreditamos na educação como um processo de aprendizagem vivenciado na prática, no qual a criança e o professor são protagonistas, e os pais fazem parte desse processo de aprendizagem. É nessa educação que trabalhamos quando falamos de uma educação integral realizada na prática pelo Sicredi”, comentou a gerente de Investimento Social e Cultural da Fundação Sicredi, Keyla Copes Rodrigues.

Encontros além Fronteiras 

Na abertura do evento, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, mediou o “Painel Educação Além Fronteiras”, destacando como, por meio da ajuda mútua e do protagonismo das cooperativas e de voluntários, o Sicredi se conectou com instituições de ensino no Haiti e na Polônia. “O que as nossas crianças sonham, o que as fazem sonhar? O Programa A União Faz a Vida  nos permite  enxergar com os olhos de uma criança, e o Sicredi demonstrou que é possível sonhar mesmo em uma realidade tão desafiadora quanto a do Haiti”, comentou a Irmã Hélia. Em 2019, uma comitiva do Sicredi embarcou rumo à capital do Haiti, Porto Príncipe, levando na bagagem a metodologia do PUFV. O projeto apresentou aos religiosos, professores e funcionários da escola Institution Sacré Coeur de Jésus uma forma diferenciada para ensinar e aprender, baseada nos conceitos de cooperação e cidadania. 

Já na Polônia, a conexão se deu por meio do “Projeto Memórias”, uma atividade desenvolvida na Escola Municipal Nossa Senhora De Monte Claro, em Mallet (PR),  município com forte influência da imigração polonesa. Com esse projeto, educadores e profissionais de ambos países realizaram um intercâmbio de experiências, e os estudantes das duas nações trocaram cartas. “Embora  não falemos a mesma língua, do outro lado do mundo, somos  professores que amam o que fazem, e foi somente com o olhar que nos entendemos e percebemos que, da mesma forma, estamos juntos para transformar vidas”, afirmou a educadora Mariulce da Silva Lima Leineker ao compartilhar sua experiência em Lublin. 

O primeiro dia do evento teve também a palestra do mestre em Psicologia, consultor de saúde mental, escritor e podcaster, Alexandre Coimbra Amaral. Logo no início, o especialista comentou que leu cartas de alguns professores que estavam na plateia, o que permitiu que ele se conectasse com a criança de cada um. “Temos todas as idades dentro de nós”, afirmou. Durante sua fala, o terapeuta provocou reflexões sobre o costume que se tem em adjetivar as crianças e destacou que muitas delas já chegam à escola estereotipadas. Além disso, o especialista abordou o conceito de autoritarismo e a importância de auxiliar na formação da criança, dando-lhe um “contorno”. Ele também ressaltou a  importância de saber ouvir as crianças, uma habilidade que, segundo o palestrante, pode ser desenvolvida. “Aprendemos a escutar uma criança quando nos disponibilizamos para o espaço do encontro.” 

Criança que fomos: reencontro para transformação 

O convite para o mergulho na infância ficou ainda mais forte no segundo dia do evento. A participação dos “médicos” e palhaços Wellington Nogueira e Ângelo Brandini, do “Doutores da Alegria”, arrancou risadas do público ao despertar, na prática e com muitas brincadeiras, o retorno ao olhar das crianças, aquele capaz de transformar objetos e sentimentos em novas possibilidades. “O palhaço tem esse olhar de quem está observando tudo pela primeira vez e, se conecta com as crianças”, afirmou. 

O olhar dos educadores e profissionais que trabalham integralmente com crianças e adolescentes por meio do PUFV, das Cooperativas Escolares e da Jornada da Educação Financeira nas Escolas também foi valorizado durante o evento. Um bate-papo reuniu a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes, a especialista em Desenvolvimento do Cooperativismo da Fundação Sicredi, Suellen Batista, além das representantes das cooperativas Angela Simões (Sicredi Paranapanema PR/SP/RJ), Liliane Buzigani (Sicredi Dexis) e Sheila Brandão (Sicredi Norte Sul PR/SP). Através de casos reais, demonstraram como cada programa coloca a criança no centro do processo, fazendo dela a protagonista. As convidadas destacaram a conexão das ações com os princípios do cooperativismo e genuíno interesse do Sicredi pela comunidade. Também ressaltaram a importância dos parceiros para os resultados positivos alcançados e a qualidade técnica dos materiais que norteiam os professores em sala de aula. 

A educação inclusiva também foi abordada durante o Summit. A doutora com estágio de pós-doutoramento em Psicologia (UFSC), mestre em Educação e especialista em Educação Especial (UFPR), Fátima Minetto, trouxe diferentes exemplos práticos do que ainda vivência em salas de aula inclusivas e propôs uma reflexão sobre a integração das pessoas em diferentes espaços. “A ideia de acessibilidade é proporcionar diversas condições, como adaptação emocional. Existem movimentos de pseudo inclusão, mas inclusão não é um ato de bondade; é um direito”, afirmou. 

Por outro lado, o professor do Magistério Público da maior rede de ensino da América Latina, especialista em Ensino e Aprendizagem (UFRJ) e criador de um dos maiores canais de ensino do país, o Geobrasil, Rodrigo Rodrigues, abordou o papel de liderança que o educador desempenha em sala de aula e como os professores podem se tornar agentes de transformação por meio da empatia e do conhecimento, impactando diretamente o coração dos alunos. 

O poder que os professores têm de impactar os alunos ao longo da vida foi materializado durante uma dinâmica realizada no Summit. Os participantes escreveram o nome de um professor que marcou suas vidas em uma folha de papel colorido. Em seguida, dobraram em formato de um aviãozinho e, todos juntos, lançaram esse símbolo de gratidão no ar. 

A  palestra da bacharel e licenciada em Letras (USP) e mestra em Ciências da Educação, Irene Reis, encerrou a programação oficial do Summit Educação 2023. A especialista demonstrou a importância de criar laços durante o processo de aprendizagem e a necessidade de estar conectado e atuando em comunidade para transformar a educação. Aos participantes, ela propôs que cada um internalizasse o que foi o evento e o que os trouxe até ali, destacando a arte de ser um educador por meio do encantamento e do vínculo criado com as crianças. “O professor vai se eternizando na história de vida dos alunos”, disse, uma ideia que deve permear a construção da educação para o futuro.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Da Central Press

Deixe um comentário