Mais veículos: aumento da frota tende a refletir na economia e no trânsito

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Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) – data base o mês de junho – apontam que a pandemia não interferiu, significativamente, no crescimento da frota de veículos de Toledo. O aumento de veículos no município pode ser um dado positivo para a economia, contudo, tende a gerar mais preocupações no trânsito, ou seja, exige estudos e adaptações para não comprometer a trafegabilidade e manter a segurança.

Os índices do Detran evidenciam que em junho de 2019, Toledo tinha 103.985; no mesmo em 2020, subiu para 107.422 e em junho deste ano passou para 110.521. Com a data base o mês de junho de 2019 para 2020 o aumento da frota foi de 3,3%; já no mesmo período de 2020 para 2021 foi de 2,88%.

A categoria que libera é de automóvel – sendo 54.755, 56.480 e 57.837, respectivamente, em junho de 2019, 2020 e 2021. Em segundo estão as motocicletas – 16.386, 16.677 e 17.093, respectivamente, em junho de 2019, 2020 e 2021. Em terceiro as caminhonetes – 10.017, 7.969 e 10.906, respectivamente, em junho de 2019, 2020 e 2021.

PERÍODO DE PANDEMIA – Prestar o suporte necessário para que os trabalhos do Detran pudessem continuar neste período de pandemia refletem no sistema como um todo. O coordenador do Núcleo de Unidades Descentralizadas do Detran-PR, Valmir Moreschi, destaca que foram adotadas ações na 34ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Toledo e nas demais espalhadas pelo Estado.

“No início da pandemia, a partir de abril de 2020, foi autorizado o retorno antecipado do atendimento realizado por nossos parceiros, despachantes, Centros de Formação de Condutores e Postos Conveniados, para suprir as necessidades da população”, cita o coordenador. “Também ocorreu o encaminhamento de apoio operacional, no caso de Toledo, para atendimento de vistoria, exames teóricos, revisão de processos e mutirão de exames práticos”.

Os prazos dos processos também foram ampliados e, até o momento, não ocorre a cobrança de multa por atraso no procedimento de transferência do veículo. “Outra medida é o retorno de servidores afastados por serem do grupo de risco, após esquema vacinal completo, com isso ganhamos maior eficiência na prestação de serviços”, pontua.

Para retirada de documentos não é necessário agendar, entretanto, o fluxo é controlado e observado o distanciamento. Os atendimentos agendados pelo site e Call Center (0800) permite maior comodidade dos usuários dos serviços do Detran e controle diário da circulação de pessoas.

REFORMA

A unidade do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) de Toledo – 34ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) passa por reformas. A previsão é que as obras estejam concluídas até o mês de setembro deste ano. Os serviços foram iniciados em maio e visam melhorar o atendimento ao público, além de atender as necessidades apresentadas pelos servidores. Os trabalhos não paralisam os serviços, contudo, podem gerar possíveis transtornos comuns de um local em obras – como a readequação dos atendimentos nas salas devido aos obas em andamento. A previsão é que os investimentos sejam de R$ 411.746,00 para as melhorias e manutenção de uso. Até o momento não ocorreu nenhum aditivo. A Unidade de Toledo tem um fluxo diário de aproximadamente 150 pessoas. Para não interferir nos atendimentos e prejudicar os usuários, que procuram os serviços prestados pelo posto, as obras acontecem de maneira paralela.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria de Comunicação Detran-PR