Médico veterinário: data enaltece importância da profissão

5

Eles cuidam da saúde dos animais; não param de estudar, pois precisam sempre estarem atualizados, afinal é uma medicina; são comprometidos com a prática da profissão e com o bem-estar dos pacientes. Na data de 9 de setembro é comemorado o Dia do Médico Veterinário.

“A medicina veterinária tem evoluído constantemente principalmente na área clínica, de animais de companhia”, cita a médica veterinária, Maria Cecília de Lima. “Com isso os profissionais tem buscado atuar por especialidades médicas.  Assim, o profissional que estiver atento ao mercado e se especializar em sua área de atuação irá se destacar na profissão”.

Segundo a profissional, nos últimos dez anos as funções do médico veterinário se expandiram em diversas áreas especialmente no que se refere às contribuições da medicina veterinária para a saúde humana destacando-se a Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. “Também é importante destacar a evolução em relação aos atendimentos por especialidades diante das crescentes exigências referentes ao setor pet, uma vez que a cada dia os tutores dos animais de companhia tem estreitado os laços afetivos com seus pets, considerando-os como membros da família”.

Prestar serviços com excelência exige comprometimento da classe. A médica veterinária comenta que quem está no mercado de trabalho precisa manter a qualidade dos serviços prestados e buscar continuamente atualização e aperfeiçoamento na área de trabalho. Já em relação aos que acabaram de concluir o ensino superior, ela destaca que é importante buscar por especializações e aperfeiçoamento constantes.

ATUAÇÃO NA PANDEMIA – A classe também enfrenta dificuldades neste período de pandemia. A prática das atividades sempre foram essenciais, ou seja, esses profissionais continuaram prestando o trabalho.

“Acredito que pelo fato de o médico veterinário ser um profissional da saúde e muitas vezes atuar em serviços considerados como essenciais dentro da profissão, na minha atuação os principais desafios foram o enfrentamento do medo de contaminação pelo novo coronavírus durante os atendimentos. Além disso, tivemos a dificuldade na aquisição de insumos (anestésicos, sedativos e analgésicos de uso comum na medicina veterinária e medicina humana) necessários para a manutenção da saúde dos nossos pacientes devido ao aumento da demanda destes insumos em pessoas em tratamento da Covid-19”. 

Maria Cecilia declara que uma boa vivência acadêmica e a adequada capacitação do profissional médico veterinário são primordiais para atuação em diversos setores da sociedade, para a promoção de saúde e qualidade de vida tanto para os animais quanto para o ser humano. “Com isso, espera-se da sociedade reconhecimento, respeito e valorização do profissional”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO