Municípios da Bahia registram seis rios em tendência de seca

3
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec-BA) reconheceu que, dentre os rios que abrangem o território do Estado, seis estão em tendência de seca. Ao todo, são cinco municípios impactados pelo baixo nível dos rios: Bom Jesus da Lapa, Correntina, Jaborandi, Morpará e São Desidério.

Em abril deste ano, a Bahia homologou decreto de emergência para 141 municípios, com prazo médio de seis meses. Alguns já saíram do prazo vigente dos decretos. No entanto, com o avanço da seca, principalmente nas regiões de clima semiárido, as localidades podem voltar a ter a situação reconhecida.

De acordo com os dados da Sudec-BA, os rios que apresentam partes com tendência de seca são Correntina, São Francisco, Do Meio, Arrojado, Formoso e Grande. Nas regiões impactadas, de quarta-feira (11) para quinta-feira (12), só foi registrada chuva no município de Jaborandi, que compreende ao Rio Formoso, e reportou 0,4 mm de chuva. Nos outros quatro municípios, porém, não foi relatado ocorrência de chuva.