No dia 8 de março, o Muffato comemora com gratidão o importante papel das mulheres no crescimento do Grupo

0 35

Temos mais de 54% de colaboradores do sexo feminino, grande parte delas em papel estratégico ou de liderança

Promover a inclusão e a diversidade é um dos valores do Grupo Muffato. Neste dia 08 de março, celebramos a presença feminina em todas as nossas regionais. Atualmente o Grupo Muffato tem mais de 19 mil colaboradores diretos sendo 54% do sexo feminino. São mulheres de várias faixas etárias e etnias, que integram o grupo por meio de políticas que vão desde o menor aprendiz até o programa para contratação de profissionais de terceira idade. Grande parte delas ocupa papel estratégico ou de liderança. Oferecemos treinamento e capacitação para todos e todas, incluindo o programa Bebê a Bordo, para nossas colaboradoras gestantes. “Trabalharemos para que todas essas iniciativas sejam aprimoradas a cada dia, para que possamos contribuir com o futuro sustentável das próximas gerações”, afirma a presidente do Conselho de Administração, Reni Muffato.
Conheçam histórias que inspiram, vindas de algumas de nossas colaboradoras!

SUELEM DA SILVA SOARES, gerente de prevenção
Está no grupo há 5 anos. Entrou como agente e em pouco tempo foi promovida ao cargo de gerente de prevenção. A jovem veio de São Paulo e tinha o sonho de trabalhar na área e segurança, uma profissão que por muito tempo foi masculinizada. Em Londrina fez curso de segurança privada e ao procurar emprego foi imediatamente contratada pelo Grupo Muffato. A empresa ofereceu oportunidades de crescimento e Suelem tomou a iniciativa de fazer um curso de Gestão de Pessoas. Hoje ela comanda uma equipe composta por outras três mulheres e dez homens. Ela relata que sempre foi muito respeitada por todos. “Fui muito bem recebida e nunca enfrentei nenhuma resistência da minha equipe por ser mulher”. Para as mulheres que desejam trabalhar em cargos que costumavam ser ocupados predominantemente por homens, Suelem aconselha: “Nunca desistam de seus objetivos. Estudem, busquem aperfeiçoamento e defendam seus sonhos”.

MADALENA SILVA ARAÚJO
Começou em 1987, na primeira loja do Grupo Muffato em Londrina. Seu primeiro cargo foi de balconista, mas ela rapidamente se destacou pelo profissionalismo e paciência para treinar colegas novos, que chegavam conforme a empresa se expandia. Foi promovida a encarregada de balcão e não parou mais de crescer. Atualmente Madalena é a encarregada de perecíveis, uma função de grande responsabilidade, que exige bastante atenção no giro dos produtos para que tenham sempre frescor. Sobram elogios sobre seu desempenho, inclusive por parte os fornecedores. Em 25 anos de trabalho, na mesma empresa, ela já ajudou a treinar muitas outras mulheres que também cresceram e alcançaram cargos de gerência. “Eu fico muito orgulhosa. É muito gratificante ver tantas mulheres que passaram por mim desenvolvendo seu potencial e desempenhando um bom trabalho”, diz Araújo. Ser mãe, esposa e desempenhar um cargo de liderança exige muito autocontrole, ela ensina. “Precisamos conciliar lar e trabalho e para isso é preciso ter sabedoria e dedicação. Eu tive muito apoio, tantos dos filhos quanto do meu marido. Para dar certo, essa união é fundamental. Nós, mulheres, fazemos uma liderança diferente porque sabemos buscar esse equilíbrio. Digo a todas que acreditem na sua capacidade e trabalhem com amor. Eu amo o que eu faço! ”

RENATA CONSTÂNCIO CORTEZ, gerente de importação
Integra o Grupo Muffato há 17 anos e, atualmente, é Gerente de Importação. Após poucos meses da entrada no grupo recebeu o desafio de desenvolver o setor de Comércio Exterior. Não só conquistou o espaço desejado como também agregou o setor de Alimentos Saudáveis, no mercado interno, oferecendo aos clientes que têm restrições alimentares uma enorme variedade de produtos de qualidade. Renata não apenas compra e vende produtos, mas também interage com os consumidores para entender suas demandas e necessidades. Sobre seu papel de líder nestes segmentos, a gerente quer que sua equipe seja formada por pessoas de atitude. “Gosto sempre que todos entendam o propósito do nosso trabalho e a importância de cada um no processo, realizando projetos e sendo valorizados”. Já em relação à representatividade feminina, Cortez avalia que “a complementariedade é fundamental no comando de uma companhia. Ter visões dissemelhantes sobre um mesmo assunto e situação, ajuda a encontrar direções que sejam mais sustentáveis no longo prazo”.

Deixe um comentário